Ciclo de workshops “BioQuartas”: Monitorização de aves de rapina

Ambiente, Biodiversidade, Blog, Espécies, Fauna, Sistemas ecológicosComentários fechados em Ciclo de workshops “BioQuartas”: Monitorização de aves de rapina143

A diversidade biológica é uma das umas das maiores riquezas do nosso planeta. Como forma de dar a conhecer a biodiversidade existente no concelho de Torres Vedra e de promover a biodiversidade e a sua observação, o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras (CEA), está a organizar o ciclo de workshops “BioQuartas”, que se realizará entre os meses de abril a julho.

Workshops:

  1. Monitorização de aves de rapina 14 de abril de 2021 | quarta | Plataforma online
  2. Monitorização de aves de rapina 17 de abril de 2021 (saída de campo) | sábado | Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira
  3. Um jardim para a vida selvagem 12 de maio de 2021 | quarta | Plataforma online
  4. A migração das aves 9 de junho de 2021 | quarta | Plataforma online
  5. Mamíferos de Torres Vedras 14 de julho de 2021 | quarta | Plataforma online
  6. Monitorização de aves de rapina 21 de agosto de 2021 (saída de campo) | sábado | Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira

Workshop “Monitorização de aves de rapina”

A realização do primeiro workshop online realiza-se no dia 14 de abril e abordará o tema: “Monitorização de aves de rapina”.

Esta atividade, que devido à situação que vivemos atualmente, decorrerá em formato online, irá iniciar pelas 21h e será orientada pelo formador Hélder Cardoso.

Objetivo: Dar a conhecer as várias espécies de aves de rapina diurnas que ocorrem na Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira, através da identificação das respetivas espécies e aspetos do seu ciclo de vida.

Posteriormente, no dia 17 de abril, pelas 9h, realizar-se-á uma saída de campo, também orientada por Hélder Cardoso, com o objetivo de observar e identificar in loco as várias espécies de aves de rapina diurnas que ocorrem na paisagem protegida local. Nesta saída de campo poderá explorar a PPLSSA e, com recurso a binóculos e telescópio, observar e identificar várias espécies de aves de rapina.

Inscrições: As inscrições são gratuitas, podem ser efetuadas, através do formulário de inscrição que pode encontrar AQUI

Com a duração de aprox. 120 minutos, o workshop “Monitorização de aves de rapina” irá ser apresentado através da plataforma zoom.

Todas as atividades no âmbito do ciclo de workshops “BioQuartas”, têm um limite de 100 inscritos. Já as saídas de campo estão limitadas a 15 inscritos, no entanto este número poderá ser revisto consoante as medidas de contingência COVID-19 em vigor à data da sua realização.


NOCTULA – Consultores em Ambiente desenvolve trabalhos no âmbito da Monitorização de Sistemas Ecológicosnomeadamente, monitorizações de:

  1. Aves;
  2. Mamíferos terrestres, marinhos e voadores;
  3. Fito e Zooplâncton;
  4. Invertebrados;
  5. Herpetofauna (anfíbios e répteis);
  6. Monitorização de Flora, Vegetação e Habitats.

Veja aqui alguns do trabalhos realizados pela NOCTULA:

 Monitorização de Tartaranhão-caçador no parque eólico de Negrelo e Guilhado;

Atividade e mortalidade de Aves e Quirópteros – Parque Eólico Testos II;

 Monitorização da Toupeira-de-Água com câmaras de “vídeo-armadilhagem”;

 Monitorização de Avifauna, em particular a comunidade de Peneireiro (Falco tinnunculus) – Parque Eólico da Maunça.

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000.


Fontes: cm-tvedras; Ambiente Magazine

Related Posts