fbpx

Monitorização de Avifauna – Parque Eólico da Maunça (fase de construção)

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi a empresa responsável pela coordenação dos trabalhos de monitorização de avifauna, durante a fase de construção do Parque Eólico da Maunça.

As monitorizações de avifauna estão previstas no âmbito do plano de monitorização apresentado em fase RECAPE (Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução). Estas ações de monitorização tiveram como objetivo, avaliar os impactes que a construção do Parque Eólico de Maunça tem:

  • na comunidade de aves em geral;
  • na comunidade de aves de rapina e outras aves planadoras, particularmente na comunidade de peneireiro (Falco tinnunculus).

Durante a fase de monitorização, foram ainda realizados trabalhos de prospeção dos ninhos de peneireiro (espécie – alvo).

O Parque Eólico de Maunça é composto por 10 aerogeradores, com 2,05 MW de potência unitária. Devido às suas características e localização, foi sujeito a um procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA). O processo de AIA, em fase de estudo prévio, resultou na emissão de uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA), com parecer final favorável condicionado ao cumprimento de medidas minimização e planos de monitorização.

Peneireiro (Falco tinnunculus)

O Plano de Monitorização que serviu de base à realização dos trabalhos de monitorização de avifauna, durante a fase de pré-construção (Ano 0), contemplou os seguintes pontos:

  • Amostragens da comunidade de aves em geral e da comunidade de aves de rapina e outras planadoras para cálculo de parâmetros populacionais;
  • Caracterização da população da espécie-alvo: peneireiro (Falco tinnunculus).

 

Os resultados obtidos durante a fase anterior à construção permitiram estabelecer uma situação de referência para que, nas fases subsequentes da monitorização (fases de construção e exploração), seja possível avaliar os impactes que a construção e exploração do Parque Eólico de Maunça tem na avifauna, em particular nas aves de rapina, com especial atenção à espécie-alvo, o peneireiro (Falco tinnunculus).

A monitorização dos sistemas ecológicos é extremamente importante na avaliação de impactes decorrentes da fase de construção e de exploração de um parque eólico, pois permite definir as medidas de minimização/compensação mais adequadas.

Espécie-alvo: Peneireiro (Falco tinnunculus)

Mais informações sobre esta espécie: Aves de Portugal.

Imagens: Retiradas da Plataforma flickr

A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços especializados de monitorização, mitigação e investigação para aves aquáticas e marinhas, aves de rapina, passeriformes em geral, aves de montanha, estepárias e noturnas.

Metodologias:

  1. Censos de aves (transectos, pontos fixos, método dos mapas, emissão de vocalizações conspecíficas (também designado por “chamamentos de aves noturnas”);
  2. Bioacústica (monitorização e avaliação do impacte do ruído e da perturbação em bioindicadores);
  3. Radio-tracking e seguimento por satélite.

 

Trabalhos já realizados:

 

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.