Foram descobertas três espécies florísticas que ainda não eram conhecidas em Portugal.
As descobertas foram publicadas recentemente pelos investigadores Miguel Porto, Sara Lobo Dias e Paulo Alves na revista Acta Botanica Malacitana.
As três novas espécies foram encontradas nos rios do extremo norte de Trás-os-Montes, uma zona conhecida pela sua diversidade florística. De acordo com os investigadores, estão registadas 1560 espécies nativas em Trás-os-Montes, que representam cerca de 55% da flora nativa de Portugal Continental.
Nos últimos três anos, os investigadores fizeram visitas botânicas nesta zona e descobriram as espécies: Achillea pyrenaica, Cuscuta europaea e Epilobium montanum.
A Achillea pyrenaica é uma planta perene que vive em prados húmidos e nas margens de rios de montanha. Ocorre desde o Centro e Sul de França ao Norte de Espanha.
Os investigadores aconselham que esta espécie seja classificada como “Criticamente Em Perigo” em Portugal devido ao número extremamente baixo de indivíduos.
A Cuscuta europaea é uma espécie distribuída pela Europa e pela Ásia, estendendo-se para Sul até Marrocos. Ocorre em margens de rios de montanha e tem preferência por parasitar urtigas (Urtica dioica).
A presença desta espécie em Portugal não foi uma surpresa uma vez que também ocorre a 20 quilómetros numa localidade espanhola.
Esta espécie não foi encontrada em mais lugar nenhum, o que sugere que é rara. Segundo os investigadores são necessárias mais expedições para avaliar o seu estatuto.
A Epilobium montanum é uma planta perene com boa distribuição na Europa, incluindo no Norte de Espanha onde é relativamente abundante.
Em Portugal, a planta foi encontrada em várias localizações, dado que o seu habitat é comum na região. Não foram detetadas ameaças para esta espécie.
Para a equipa de botânicos, as propeções botânicas são extremamente importantes, mesmo em áreas que podem já estar bem estudadas.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente é responsável pela realização de diversas monitorizações ambientais, nomeadamente monitorização de sistemas ecológicos.
Monitorização de Flora, Vegetação e Habitats:
- Identificação da presença de espécies RELAPE;
- Acompanhamento da recuperação do coberto vegetal em áreas intervencionadas;
- Levantamentos e catálogos florísticos.
Trabalhos neste âmbito:
- Plano de Monitorização dirigido à espécie Murbeckiella sousae, espécie endémica de Portugal continental.
- Inventariação e cartografia de manchas de Espécies Exóticas Invasoras;
Erradicação e Controlo de Espécies da Flora Exóticas Invasoras – Central Solar Fotovoltaica;
- Monitorização de Flora RELAPE – Parque Eólico e Linha de Transporte de Energia – Fase de construção e exploração.
Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos.