fbpx

Erradicação e Controlo de Espécies da Flora Exóticas Invasoras – Central Solar Fotovoltaica

A introdução de espécies não indígenas (invasoras) na natureza pode originar situações de predação ou competição com espécies nativas e afetar seriamente a diversidade biológica. 

A NOCTULA – Consultores em Ambiente é a empresa responsável pela implementação de um Plano de Erradicação e Controlo de Espécies da Flora Exóticas Invasoras, durante a fase de construção de um projeto de produção de energia solar. 

A monitorização de uma espécie invasora exige uma gestão bem planeada, que inclui a determinação da área invadida, a avaliação da sua expansão ao longo do tempo e a identificação das potenciais causas da invasão.

Para cada mancha de espécies da flora exóticas invasoras identificadas na área de estudo serão monitorizados os seguintes parâmetros: 

  • Identificação da espécie invasora;
  • Localização geográfica do centróide;
  • Área ocupada.

A monitorização da expansão das manchas de vegetação classificadas como invasoras de acordo com o Anexo I do Decreto-Lei n.º 565/99 de 21 de dezembro (na sua atual redação), será efetuada em todos os locais intervencionados durante a fase de construção desta central solar fotovoltaica.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente elabora e implementa planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora e medidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.

O Plano de Monitorização dirigido à espécie Murbeckiella sousae na área dos parques eólicos de Seixinhos e Penedo Ruivo (Serra do Marão) foi um dos muitos trabalhos realizados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente no âmbito da Monitorização de Sistemas Ecológicos.

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.