fbpx

Dia Mundial do Ambiente 2018

O Dia Mundial do Ambiente celebra o maior evento anual de ação ambiental positiva e é o principal veículo das Nações Unidas para incentivar a consciência mundial e ação para o meio ambiente. Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, o dia mundial do ambiente comemora-se todos os anos no dia 5 de junho.

O tema escolhido para celebrar o Dia Mundial do Ambiente é organizado em torno de um tema que concentra maior atenção e preocupação ambiental a nível mundial. O tema para 2018 focou-se no combate à poluição plástica. 

A poluição plástica tornou-se uma epidemia! Todos os anos, deitamos fora plástico suficiente para rodear a Terra quatro vezes. Grande parte deste lixo não chega aos aterros, acabando nos oceanos, onde é responsável por matar 1 milhão de aves marinhas e 100.000 mamíferos marinhos todos os anos.

Para o bem do planeta, está na altura de repensarmos a forma como usamos o plástico. Partilhe a hastag #beatplasticpollution!

Para este dia também é escolhido um país anfitrião a nível mundial, onde as celebrações oficiais acontecem. O foco no país anfitrião ajuda a destacar os desafios ambientais que esse país enfrenta.

O país escolhido para este ano foi a Índia. O país já anunciou que para celebrar este dia, irá limpar 100 monumentos históricos, incluindo o famoso Taj Mahal.

Let’s Clean Up!

A UN Environment (Nações Unidas para o Meio Ambiente) uniu-se à Litterati, uma empresa de ciência de dados, que criou uma aplicação (app)  para ajudar as pessoas a limpar o planeta.

Use o aplicativo Litterati para fotografar e guardar os produtos de plástico e marcas que encontrar. A app usa os seus dados para desenvolver um ranking dos produtos e marcas de plástico que são mais vezes encontrados.

Esta app, disponível para Android e iOS,  permite identificar, mapear e categorizar os grupos de produtos que mais poluem o meio ambiente, com uma simples fotografia. Esses dados serão usados para trabalhar com empresas e organizações, de forma a que em conjunto, possam encontrar soluções mais sustentáveis.

Sabia que…
  • Todos os anos 13 milhões de toneladas vão parar aos oceanos;
  • A Europa produz cerca de 58 milhões de toneladas de plástico;
  • Portugal contribuiu com quase 370 toneladas, uma média de 31kg por pessoa;
  • 95% das embalagens de plástico descartável são desperdiçadas;
  • Reciclar plástico gasta 88% menos energia do que fazer novas embalagens de plástico;
  • Embalagens de plástico representam cerca de 50% do lixo marinho;
  • O plástico que deitamos fora pode rodear a Terra 4 vezes apenas em 1 ano;
  • O plástico pode permanecer no meio ambiente cerca de 500 anos;
  • Todos os anos, são usados a nível mundial, cerca de 500 biliões de embalagens de plástico;
  • Na última década, foi produzida uma maior quantidade de plástico, comparativamente à quantidade produzida no último século.
  • 50% do plástico é utilizado apenas 1 vez e durante apenas 25 minutos;
  • Em todo mundo são compradas cerca de 1 milhão de garrafas de plástico por minuto.

 

De forma a alterarmos este cenário, todos devemos contribuir com pequenas ações diárias que podem fazer toda a diferença para a sustentabilidade do nosso planeta. Let’s #BeatPlasticPollution!

Veja aqui a mensagem que António Guterres, Secretário Geral para as Nações Unidas, deixou para este dia.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.