fbpx

Projeto Europeu GRECO lança campanha para analisar e reparar gratuitamente painéis solares antigos

No âmbito do projeto GRECO (H2020), a Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora realizou uma campanha de recolha de informações sobre instalações fotovoltaicas na Europa com mais de 10 anos de exposição solar.

O GRECO é um projeto europeu que tem como objetivo científico investigar o envelhecimento dos módulos fotovoltaicos, de forma a determinar o efeito da sua exposição prolongada ao sol ao longo de uma década ou mais.

Para isso, contou com a participação de todos as proprietários com instalações fotovoltaica de longa duração.

Apesar do enorme crescimento da energia solar que se faz sentir nos últimos anos, os módulos fotovoltaicos ‘antigos’, isto é, aqueles que permanecem em operação depois de muitos anos de exposição ao sol, são bastante raros.

Esta raridade não se deve ao facto de os módulos fabricados há muitos anos serem de má qualidade, mas sim, devido esse crescimento rápido e sustentado do mercado fotovoltaico. Isto significa que a maioria dos módulos que funcionam atualmente ainda são muito ‘jovens’.

Quanto maior for a vida operacional dos sistemas fotovoltaicos:

  • melhor será a sua rentabilidade económica;
  •  menor será a emissão de gases de efeito estufa;
  •  menores serão os resíduos para reciclagem. 
 
 

A vida útil garantida pelos fabricantes é de 25 anos, no entanto muitos investigadores acreditam que a vida útil dos painéis solares pode chegar ou exceder os 30 anos. 

Segundo informação do GRECO, atualmente 85% da capacidade instalada em todo o mundo tem menos de 5 anos, ou seja, ainda não atingiu 20% da sua vida útil.

Objetivo da campanha:  publicar resultados gerais que ajudem a melhorar a tecnologia fotovoltaica, com a qual serão construídos os módulos do futuro.

Fontes: Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora, GRECO

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários trabalhos para o setor da Energia Solar Fotovoltaica. Conheça aqui alguns dos projetos:

 

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.