Projeto Europeu GRECO lança campanha para analisar e reparar gratuitamente painéis solares antigos

Ambiente, Blog, Energia, Energia Solar, Energias RenováveisComentários fechados em Projeto Europeu GRECO lança campanha para analisar e reparar gratuitamente painéis solares antigos556

No âmbito do projeto GRECO (H2020), a Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora está a realizar uma campanha de recolha de informações sobre instalações fotovoltaicas na Europa com mais de 10 anos de exposição solar.


GRECO é um projeto europeu que tem como objetivo científico investigar o envelhecimento dos módulos fotovoltaicos, de forma a determinar o efeito da sua exposição prolongada ao sol ao longo de uma década ou mais.

Para isso, conta com a participação de todos as proprietários que tenham uma instalação fotovoltaica de longa duração.

Apesar do enorme crescimento da energia solar que se faz sentir nos últimos anos, os módulos fotovoltaicos ‘antigos’, isto é, aqueles que permanecem em operação depois de muitos anos de exposição ao sol, são bastante raros.

Esta raridade não se deve ao facto de os módulos fabricados há muitos anos serem de má qualidade, mas sim, devido esse crescimento rápido e sustentado do mercado fotovoltaico. Isto significa que a maioria dos módulos que funcionam atualmente ainda são muito ‘jovens’.

Quanto maior for a vida operacional dos sistemas fotovoltaicos:

  1. melhor será a sua rentabilidade económica;
  2.  menor será a emissão de gases de efeito estufa;
  3.  menores serão os resíduos para reciclagem.

Fonte: GRECO

A vida útil garantida pelos fabricantes é de 25 anos, no entanto muitos investigadores acreditam que a vida útil dos painéis solares pode chegar ou exceder os 30 anos. 

Segundo informação do GRECO, atualmente 85% da capacidade instalada em todo o mundo tem menos de 5 anos, ou seja, ainda não atingiu 20% da sua vida útil.

Participação na campanha GRECO

A participação neste projeto pressupõe que:

1) a equipa técnica do projeto verifique a sua instalação fotovoltaica. 

Este processo consiste em algumas medidas do comportamento elétrico do seu sistema fotovoltaico (curvas I-V, medição de energia, etc.) e uma revisão visual e termográfica. Dependendo do tamanho do sistema fotovoltaico, o processo pode durar entre 2 horas e um 1 dia.

2) se possível, o proprietário deverá fornecer informações sobre o histórico do comportamento energético do seu sistema.

Por exemplo, faturas de vendas para a rede elétrica no caso de geradores ligados à rede. A equipa técnica do GRECO irá comparar esta informação com a correspondente à evolução da radiação solar na sua localização.

3) se forem detetados módulos defeituosos ou danificados, a equipa irá analisá-los, tentar a sua reparação ou substitui-los sem custos para os participantes.

A participação nesta campanha é totalmente gratuita e confidencial.

O GRECO pretende publicar apenas resultados gerais que ajudem a melhorar a tecnologia fotovoltaica, com a qual serão construídos os módulos do futuro.

Ao participar nesta experiência científica aberta à sociedade, para além de colaborar na construção de um mundo melhor para todos, receberá também um relatório detalhado sobre o estado da sua instalação fotovoltaica.

Informações solicitadas aos participantes

  1. Tenha + 10 anos de idade (idealmente mais de 15 anos);
  2. Que tenha sido cuidadosamente caracterizado durante o seu arranque de tal forma que a sua potência STC e até mesmo a potência individual dos módulos que o compõem são conhecidas;
  3. Que todas as suas informações operacionais estejam disponíveis: produção mensal, limpezas e anomalias.

*Estas 3 condições não são obrigatórias, constituem apenas a definição do caso ideal para o estudo deste projeto.

Informações úteis para o projeto | Fonte: GRECO

Depois desta recolha de dados inicial serão selecionadas algumas instalações fotovoltaicas, às quais a equipa técnica deste projeto irá realizar uma inspeção técnica.

Mais informações através do e-mail [email protected] ou na página do projeto GRECO.


A NOCTULA – Consultores em Ambiente já realizou vários trabalhos no âmbito da Energia Solar Fotovoltaica.

Conheça aqui alguns dos projetos:

1) Estudo de Incidências Ambientais – Central Fotovoltaica de Mogadouro;

2) Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Montemor;

3) Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Selmes;

4) Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar da Vidigueira;

5) Pedido de Enquadramento no procedimento AIA – Central Fotovoltaica de Alpalhão.

A NOCTULA também foi responsável pela elaboração de um Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto Central Fotovoltaica, localizada em Ovar. Foi ainda responsável pela gestão ambiental e pelo acompanhamento arqueológico da obra de construção da mesma Central Fotovoltaica.

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: [email protected].


Fontes: Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora, GRECO

Related Posts