O Dia Mundial para a Preservação da Camada do Ozono comemora-se anualmente a 16 de setembro.
A data foi designada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1994, comemorando a data em 1987, quando as Nações assinaram o Protocolo de Montreal que visa a eliminação progressiva das substâncias que a destroem (ODS – Ozone Depleting Substances).
A comemoração deste dia tem como objetivo principal alertar para a destruição da camada de ozono e procurar soluções para a proteger.
Os dados divulgados pela Agência Europeia do Ambiente (AEA) mostram que, apesar de alguns setores ainda utilizarem ODS para fins específicos (como processos industriais e laboratórios), a UE continua a cumprir as suas metas sob o Protocolo de Montreal e o Regulamento Europeu.
Através da Emenda Kigali, a ação climática está a ser acelerada. Os países comprometem-se a reduzir gradualmente a produção das substâncias ODS, bem como com a redução progressiva dos hidrofluorocarbonetos (HFCs) até 2050.
A Camada de Ozono é a barreira necessária que evita os raios ultravioleta de atingirem a Terra. Regula as alterações climáticas e tem uma influência fundamental na proteção da saúde humana e animal, bem como no equilíbrio dos ecossistemas. A sua preservação e proteção é, por isso, essencial para a preservação da vida na Terra.
Como podemos proteger a Camada de Ozono?
Podemos e devemos começar a reduzir o uso de gases nocivos à camada de ozono.
A Camada do Ozono pode reparar-se sozinha?
Sim, mas apenas se reduzirmos a emissão de gases nocivos para a atmosfera.
Neste dia faça uma reflexão sobre como pode (e deve) contribuir para a preservação do nosso planeta.
Fontes: APA; Ozone.unep
Imagem de destaque: Retirada da plataforma Freepik – Image by kjpargeter.