O Carnaval é uma das festividades mais animadas e coloridas. Em Portugal, esta festa é especialmente vibrante, com desfiles de rua, bailes e festas que atraem multidões. No entanto, essa alegria muitas vezes vem acompanhada de um custo ambiental significativo, na forma de resíduos gerados pelos excessos de consumo e descarte irresponsável.
À medida que a consciência ambiental cresce e a preocupação com as mudanças climáticas se intensifica, é crucial repensar a forma como celebramos o Carnaval, procurando formas de o tornar mais sustentável e eco-friendly. Felizmente, existem várias medidas que podem ser adotadas para reduzir a quantidade de resíduos gerados durante esta época, sem comprometer a diversão e a animação.
A Agência Portuguesa do Ambiente – APA, partilhou algumas dicas que podem tornar o seu Carnaval mais sustentável e amigo do ambiente:
— Evite comprar máscaras novas todos os anos.
Adquira fatos usados ou reutilize as máscaras usadas anteriormente por familiares e amigos. Idealmente, faça as suas próprias máscaras com materiais sustentáveis e que possam ser usados posteriormente.
— Faça os seus confétis com folhas e flores, utilizando um furador, com a vantagem de serem totalmente biodegradáveis. Caso pretenda mesmo utilizar outro tipo de confétis, opte pelos de papel em vez dos de plástico.
— Não use purpurinas porque vão espalhar microplásticos no ambiente e potenciam o littering, i.e. a poluição do ambiente em forma de lixo.
— Evite a utilização de copos descartáveis. Use o seu próprio copo ou prefira estabelecimentos que disponibilizam copos reutilizáveis. Deposite os resíduos corretamente nos contentores, quer sejam indiferenciados, papel/cartão, plástico/metal ou vidro.