fbpx

Eco-Inovação como fator de competitividade

Dedicado ao tema Eco-Inovação como fator de competitividade, a AcademiaVLM promoveu a 5ª edição do Seminário de Sustentabilidade, que se realizou no dia 12 de novembro de 2014, no Aveiro Business Center.

Tendo como objetivo discutir de forma integrada o impacte ambiental de um produto a par da sua competitividade, este seminário elegeu como temas de trabalho o ecodesign e a eco-inovação, amplamente reconhecidos como fatores de diferenciação no contexto da emergência mundial da Economia Verde.

Para além de terem sido discutidas oportunidades e desafios, e porque se estima que 70 a 80% do impacte ambiental de um produto ao longo do seu ciclo de vida é determinado na fase de conceção, foi demonstrada a importância das indústrias apostarem em equipas habilitadas para encontrar soluções inovadoras, eficientes e lucrativas, apresentando 3 casos de estudo em diferentes fileiras, sobre a implementação de processos e desenvolvimento de produtos com base em eco-inovação.

Por fim, foi apresentada a nova norma ISO 14001:2015 e sua interligação com requisitos normativos associados à eco-inovação, bem como metodologias de avaliação de ciclo de vida de produtos, com potencial para a melhoria da gestão dos aspetos e impactes ambientais nas organizações.

Imagem em destaque: Dairy Foods

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.