A verdade sobre a Energia Eólica – Saúde e Segurança

Blog, Energia Eólica, Energias RenováveisComentários fechados em A verdade sobre a Energia Eólica – Saúde e Segurança4469

As energias renováveis podem ser divididas em várias categorias, dependendo da sua fonte: hídrica, eólica, biomassa, solar, geotérmica, ondas e marés. A energia eólica é gerada pelo vento.

A independência energética, a energia limpa e barata são algumas das razões apontadas para o investimento na energia eólica. No entanto, os seus impactes têm de ser considerados quando se constrói um parque eólico.

A verdade sobre a

Energia Eólica na Saúde e na Segurança

aerogeradores

Muitas são as dúvidas existentes sobre os efeitos da Energia Eólica, nomeadamente no seu impacte na Vida Selvagem ou na poluição que produzem. Relativamente à saúde e segurança nos parques eólicos e na sua envolvência, as principais preocupações prendem-se com o efeito de sombra, o ruído e os potenciais incêndios.

Efeito Sombra

A frase do cético: A sombra das pás eólicas em rotação causa efeitos negativos na saúde.

Realidade: O efeito sombra (shadow flicker) é previsível, inofensivo e passa rapidamente. Este efeito baseia-se no ângulo do sol, na localização da turbina e na distância de um determinado observador; pode ser evitado através de vários métodos.

  • – Através de modelação, as sombras de pás eólicas em rotação são previsíveis e as turbinas podem ser instaladas de forma a minimizar o efeito de sombra a apenas algumas horas por ano.
  • – O efeito sombra dura apenas alguns minutos, na altura do nascer e do pôr-do-sol. Este impacte pode ser mitigado através de técnicas comprovadas, tais como plantação de vegetação.
  • – A taxa intermitente das sombras no solo tem uma frequência muito mais baixa que a frequência associada com convulsões, de acordo com a entidade norte-americana Epilepsy Foundation.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pelo Estudo de Efeito de Sombra de um Parque Eólico em Portugal.

efeito sombra shadow flicker

Fonte

Risco de Incêndio

A frase do cético: Ocorrem muitos incêndios em turbinas eólicas, projetando detritos em chamas para campos e florestas.

Realidade:  Um incêndio numa turbina eólica é um evento raro, existindo muitas medidas de precaução.

  • – Existem apenas algumas fotografias na Internet de incidentes com incêndios ao longo de décadas de funcionamento de dezenas de milhar de turbinas eólicas em todo o mundo.
  • – Sensores e sistemas de aquisição de dados tornam possível analisar por que razão uma turbina se desliga ou falha. Isto conduz a uma melhoria contínua da tecnologia, reduzindo o acontecimento de falhas.
  • – Mesmo equipamentos sofisticados, sujeitos a constante movimento e por vezes em ambientes inóspitos, podem falhar.

As medidas de segurança para evitar incêndios em turbinas eólicas incluem:

  • – sistemas que mudam o ritmo de rotação das pás eólicas para evitar o excesso de velocidade;
  • – monitores de temperatura e sistemas de paragem automática para evitar sobre-aquecimento;
  • – proteção contra raios e deteção de arco elétrico;
  • – paragem do sistema remotamente;
  • – planos de emergência, que incluem planeamento e formação com entidades locais.

incêndio turbina eólica

Ronald W. Erdrich

Ruído

A frase do cético: O ruído de turbinas eólicas em funcionamento causa vários efeitos na saúde, incluindo tonturas, dores de cabeça, perda de sono.

Realidade:  Estudos independentes realizados em todo o mundo não têm consistentemente encontrado qualquer evidência de que os parques eólicos causam quaisquer efeitos negativos para a saúde física.

Normalmente, duas pessoas conseguem manter uma conversa num tom de voz normal mesmo abaixo de uma turbina.

  • – Milhares de pessoas vivem perto de parques eólicos, sem efeitos nocivos na sua saúde.
  • – Emitindo praticamente nenhuma poluição atmosférica ou da água, a energia eólica é essencial para reduzir os impactes na saúde pública do setor de energia.
  • – Estudos e organizações governamentais de saúde em todo o mundo têm provado que não existem evidências da impactes negativos dos parques eólicos na saúde.
  • – Estudos descobriram que pode ocorrer um efeito “nocebo”, o oposto do conhecido efeito “placebo”. O efeito nocebo descreve uma situação em que indivíduos que são levados a esperar sentir determinados sintomas físicos, como dores de cabeça ou nauseas, podem realmente senti-los.
  • – Os parques eólicos são obrigados a cumprir o “Regulamento Geral do Ruído (RGR), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de janeiro.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela avaliação do Ambiente Sonoro na envolvente de vários parques eólicos, nomeadamente no Parque Eólico do Sobrado ou no Parque Eólico da Lameira.


Consulte os serviços que a NOCTULA presta na área das Energias Renováveis: clique aqui. Caso necessite de algum tipo de serviço nesta área, não hesite em contactar-nos.

energias renováveis, energia eólica, energia solar

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já realizou vários trabalhos relacionados com energia eólica, nomeadamente no âmbito de sobreequipamento de parques eólicos, tendo sido responsável pelo Pedido de Enquadramento do Sobreequipamento do parque eólico do Sobrado e pela elaboração de todos os elementos do respetivo Anexo Técnico e Anexo Cartográfico, realizou o Estudo de Viabilidade Ambiental de 2 parques eólicos a instalar no centro de Portugal, foi responsável pela Monitorização de Sistemas Ecológicos (Fauna e Flora) no Parque Eólico de São Macário II, entre outros projetos.

Caso necessite de algum serviço na área da Consultoria Ambiental, não hesite em contactar-nos: 232 436 000.

Fonte: American Wind Energy Association

Related Posts