Energia hídrica: Como transformar água em eletricidade

Blog, Energias RenováveisComentários fechados em Energia hídrica: Como transformar água em eletricidade7501

A energia hídrica é gerada pela água e é considerada uma energia renovável.

Uma barragem serve para armazenar água que depois é utilizada para produzir eletricidade. Esta é uma das formas mais utilizadas para produzir energia em todo o mundo, representando cerca de 30% da eletricidade consumida em Portugal.

Segundo a APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis, “fontes de energia renováveis são as fontes de energia provenientes de recursos naturais que se renovam constantemente, de um modo sustentável, mesmo depois de serem usadas para gerar eletricidade ou calor. São exemplo a água da chuva, o vento, a biomassa, o Sol, as ondas e o calor da Terra.”

As energias renováveis podem ser divididas em várias categorias, dependendo da sua fonte: hídrica, eólica, biomassa, solar, geotérmica, ondas e marés.

Deste modo, a produção hidroelétrica pode dividir-se em dois tipos, nos aproveitamentos que fazem armazenamento de água em albufeira e nos que não o fazem, chamados aproveitamentos de fio de água, estas aproveitam o fluxo natural do rio.

energia hídrica barragem do alqueva

Barragem do Alqueva

As centrais hídricas usam a diferença de energia entre o nível a montante (albufeira) e o do rio a jusante. Essa energia faz rodar as pás de uma turbina, criando um movimento de rotação do eixo do gerador que, por sua vez, produz eletricidade.

As centrais hídricas são o modo mais eficiente de gerar eletricidade e contribuem para a estabilidade do sistema elétrico. Atualmente, em ano médio, cerca de 30% da eletricidade consumida em Portugal tem origem hídrica.

barragam do alto lindoso energia hídrica

Barragem do Alto Lindoso – Créditos

As infraestruturas necessárias para produzir energia hídrica são complexas e necessitam de um elevado investimento, no entanto são construídas para durar várias décadas. Uma grande vantagem da energia hídrica é precisamente a grande durabilidade das infraestruturas e o seu baixo custo de manutenção, comparando com outras opções.

Antes da construção de uma barragem é necessário elaborar vários estudos de cariz ambiental, para verificar os potenciais impactes da obra e quais as medidas compensatórias que devem ser tidas em conta.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já desenvolveu vários estudos ambientais na área da energia hídrica, tendo sido responsável pelo estudo de quirópteros (atividade noturna e ocupação de abrigos) no âmbito da elaboração do Relatório de Conformidade Ambiental do projeto de Execução (RECAPE) do Aproveitamento Hidroeléctrico de Fridão. Este trabalho permitiu definir medidas compensatórias e/ou de minimização dos impactes que o Aproveitamento Hidroeléctrico terá nestas espécies de morcegos.

Estudo da recuperação da conectividade fluvial e da qualidade ecológica da bacia hidrográfica principal da ribeira de Santa Natália, foi também da responsabilidade da NOCTULA, no âmbito da fase de exploração do Aproveitamento Hidroeléctrico de Pego Negro.

pesca elétrica

Related Posts