Em parceria com a ECOSATIVA, a NOCTULA – Consultores em Ambiente desenvolveu um Estudo de Grandes Condicionantes (EGC) Ambientais para uma Unidade de Produção de Energia Eólica Offshore.
O Estudo de Grandes Condicionantes ou Macrocondicionantes permite identificar as potenciais restrições ou condicionantes ambientais e territoriais presentes nas áreas de estudo que possam condicionar a implantação do projeto. A importância das condicionantes varia com o tipo de área em estudo e pode estar relacionada com o ambiente natural ou humano.
O Estudo é elaborado com base nas seguintes etapas:
- Definição dos descritores relevantes e das respetivas condicionantes a considerar;
- Determinação dos níveis de condicionamento;
- Zonamento das áreas em análise com base nos níveis de condicionamento estabelecidos;
- Análise comparativa e hierarquização dos terrenos em análise.
Em síntese, o EGC consiste na compilação das principais condicionantes identificadas e o seu grau de condicionamento, resultando no zonamento e hierarquização das áreas propostas para desenvolvimento do projeto.
Para a elaboração deste estudo, foram considerados os seguintes descritores: Ordenamento do território, Biodiversidade e Paisagem.
Para cada descritor são selecionados os fatores relevantes e diferenciadores e definidos os respetivos critérios que permitam aferir o nível de condicionamento aplicável com base nas seguintes classes de zonamento:
— Impeditivo – Limiar de ocorrência que constitui um condicionamento legal ou impedimento físico que impede a instalação do projeto;
— Fortemente condicionante – Aspeto cuja relevância ambiental, socioeconómica e/ou sociocultural pode associar impactes negativos significativos, sendo de evitar a interferência;
— Restritivo – Associa impactes moderadamente significativos carecendo de particulares cuidados, sobretudo a um nível mais local.
Para a elaboração do EGC são consultadas várias entidades competentes, nomeadamente regionais e municipais, para solicitação de informação geográfica referente às condicionantes presente nas áreas a estudar.
O EGC inclui ainda uma série de informação cartográfica que integra vários fatores em análise de cada descritor a partir dos quais é produzida a síntese de grande condicionantes, apresentada nas cartas de zonamento, como forma de identificar as áreas de maior viabilidade para implantação do projeto.
Imagem de destaque: Retirada da plataforma Freepik.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente pode auxiliar a sua empresa em várias áreas de intervenção, nomeadamente:
- Pedidos de Enquadramento no RJAIA;
- Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
- Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
- Estudos de Macrocondicionantes Ambientais;
- Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias (Planos de Monitorização).
Se precisar de algum serviço em algumas destas áreas não hesite em contactar-nos.