O Gaio (Garrulus glandarius) é um dos “imitadores” que podemos encontrar entre as espécies da nossa avifauna, surpreendendo pela imensa capacidade de reproduzir outros sons.
As penas azuis das asas são a característica mais fácil de detectar nesta espécie, pois contrastam bastante com a tonalidade acastanhada do dorso e peito.
O Gaio encontra-se bem distribuído de norte a sul do território, sendo mais abundante na metade norte e no extremo sul. Frequenta sobretudo zonas florestais, mas também pode ser visto em meio urbano, desde que aí existam árvores grandes.
Esta espécie já foi observada por diversas vezes durante os trabalhos de vídeo monitorização de fauna realizados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente na Serra do Marão.
Para ver mais vídeos registados pela equipa da NOCTULA durante as várias campanhas de monitorização de sistemas ecológicos, visite o nosso canal no YouTube.
Imagem de destaque: Retirada da plataforma Freepik – photo created by wirestock – www.freepik.com.
A nossa equipa já realizou Monitorizações de Aves de Rapina nos Parques Eólicos na Serra do Marão.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Invertebrados
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.