fbpx

Impacte Ambiental no Natal – Festas felizes

Na época natalícia o consumo aumenta devido às prendas de natal e às festas realizadas um pouco por todo o país. Esse aumento de consumo gera um grande impacte ambiental no Natal, nomeadamente pela elevada quantidade de resíduos que é produzida.

Durante este período, são geradas elevadas quantidades de resíduos orgânicos e de resíduos recicláveis como embalagens, papel, cartão e vidro.

É fundamental fazer as escolhas certas, privilegiando o consumo moderado e a redução de resíduos. Através de pequenos gestos no dia a dia, podemos reduzir os impactes que as nossas escolhas terão no ambiente e dessa forma, diminuir a nossa pegada ecológica.

Para minimizar os impactes ambientais durante a época natalícia, sempre que possível, deve utilizar materiais e utensílios que possam ser reutilizados nos anos seguintes ou, se tal não for possível, estes devem ser recicláveis.

Em relação à alimentação, deve dar preferência a produtos regionais ou nacionais, diminuindo assim a quantidade de combustível gasto no seu transporte e consequentemente o seu impacte ambiental. Evite igualmente o desperdício alimentar. Pense bem na ementa e ajuste-a ao número de pessoas que vai estar presente na refeição.

Depois de abrir os presentes, ficam as embalagens e os papéis de embrulho. Guarde os materiais que puder reaproveitar para outras tarefas e separe os recicláveis para colocar no ecoponto. No dia de Natal deve guardar os resíduos e evitar colocá-los nos caixotes e ecopontos, uma vez que a recolha normalmente é interrompida nesse dia.

Algumas ideias criativas e divertidas para tornares o teu natal mais amigo do ambiente:

Costumas mandar postais?

Neste Natal envia um postal com sementes: Papel Florescente. Basta montar o cenário e esperar que as plantas cresçam. 

Veja aqui qual o processo para a elaboração destes postais super criativos:

Postal Interativo

Este postal interativo é super divertido e tem um final sempre previsível 🙂

Como fazer um embrulho com uma caixa de cereais?

Para quê gastar dinheiro em papel de embrulho quando se podem reutilizar coisas que temos em casa?

Segue estas instruções: http://goo.gl/ycT8If

Achaste estas ideias divertido? Partilha com os amigos! 🙂

A NOCTULA deseja-lhe um Feliz Natal! 

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.