fbpx

Leilão de hidrogénio verde e biometano

Em maio de 2024 o governo procedeu à abertura de um leilão para a compra centralizada de gases renováveis, que abrange a produção de hidrogénio verde e de biometano.

O leilão, com dotação até 140 milhões ao longo de 10 anos, assegurada através do Fundo Ambiental, destina-se a estimular projetos nas áreas de hidrogénio verde e biometano, tecnologias com potencial para reduzir significativamente as emissões de gases de efeito de estufa e promover a economia circular.

Ao abrigo do disposto no n.º 6 do artigo 2.º da Portaria n.º 15/2023, de 4 de janeiro, pelo Despacho n.º 5971-A/2024, foi determinado:

A abertura de procedimento concorrencial, sob a forma de leilão eletrónico, para a compra centralizada de biometano e hidrogénio produzido por eletrólise a partir da água, com recurso a eletricidade com origem em fontes de energia renovável;

A entidade adjudicante será a Transgás, S.A., enquanto Comercializador de Último Recurso grossista (CURg);

A direção do procedimento compete à DGEG, em coordenação com o CURg.

A aprovação das peças do procedimento, constituídas pelo programa do procedimento e respetivos anexos, e pelo caderno de encargos, , podem ser consultadas AQUI.

Podem apresentar-se ao procedimento todas as entidades que preencham os requisitos definidos no programa do procedimento.

As quantidades máximas para a contratualização de aquisição de gases renováveis são de:

  • Biometano – 150 GWh/ano;
  • Hidrogénio – 120 GWh/ano.

 

O leilão é do “tipo relógio descendente”, podendo apresentar múltiplas rondas sequenciais.

São admitidas propostas de licitação, limitadas aos preços máximos base de:

  • 62 (euro)/MWh para o biometano;
  • 127 (euro)/MWh (PCS) para o hidrogénio renovável.

 

As candidaturas devem ser apresentadas através do “formulário de candidatura” AQUI.

As candidaturas terão de estar concluídas na Plataforma do Procedimento no prazo de 60 dias a contar da data da publicação do anúncio de abertura.

A medida insere-se na estratégia do Governo Português de promover uma política de inovação no setor das energias renováveis, incentivando o surgimento de novos projetos, que possam contribuir para que as tecnologias evoluam em benefício da economia e da sociedade.

Apoiamos a sua empresa!

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta apoio técnico aos promotores que pretendam implementar projetos de produção de hidrogénio verde.

Em casos em que se aplique, a nossa equipa também pode auxiliar os promotores nas seguintes áreas de intervenção:

 

NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela coordenação de um Estudo de Macrocondicionantes Ambientais para áreas no sul do país, cujo objetivo consiste na análise da viabilidade ambiental para o desenvolvimento futuro de um projeto de produção de hidrogénio verde, apoiado na utilização de energia produzida através de fontes renováveis (eólica e solar).

A nossa equipa foi ainda responsável pela coordenação e elaboração: 

 

 

Se precisar de apoio neste âmbito, não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.