fbpx

Drones fazem monitorização de linhas elétricas à distância

Drones estão já a ser utilizados na monitorização do estado de linhas elétricas em França.

Um drone é um veículo aéreo não tripulado, ou seja, qualquer tipo de aeronave que não necessita de piloto para ser guiada. Inicialmente foi criado para espiar inimigos durante guerras e até mesmo atacá-los.

No entanto, as aplicações para estes aparelhos são agora imensas, desde agricultura, prevenção contra incêndios e monitorização de sistemas ecológicos ou monitorização do estado das estruturas de parques eólicos.

A francesa ERDF – Életricité Reseau Distribuition France – gestora da rede de distribuição de energia pública de 95% do território continental francês, está atualmente a testar nos Alpes, a utilização de drones na monitorização de linhas elétricas.

O drone combina velocidade, precisão e um preço atraente em comparação com o uso do helicóptero. Testado para inspeção de linhas aéreas e de faixas, permite, graças ao posicionamento GPS recolha de fotos e vídeos de muito boa qualidade.

Em zonas de difícil acesso, a utilização deste tipo de dispositivos é uma vantagem, permitindo detetar anomalias com as coordenadas exatas do local onde é necessário intervir. Tudo isto a um custo relativamente baixo.

Leia também o artigo sobre como os drones podem ser utilizados na agricultura.

Fotos: alta tensão

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta diversos serviços para o setor das Energias Renováveis, em todas as áreas de intervenção:

  • Pedido de Enquadramento no Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA);
  • Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
  • Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
  • Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias.

 

Caso necessite de algum serviço nestas áreas, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.