fbpx

Monitorização do Ambiente Sonoro – Parque Eólico de Prados

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela coordenação dos trabalhos de Monitorização do Ambiente Sonoro na envolvente do Parque Eólico de Prados, tendo em vista a verificação do cumprimento do Regulamento Geral do Ruído (RGR), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de janeiro.

A instalação e o exercício de atividades ruidosas permanentes, nas proximidades dos recetores sensíveis estão sujeitos ao cumprimento de dois critérios:

  • Valores limite de exposição;
  • Critério de incomodidade.

 

Um Parque Eólico em fase de exploração é, conforme o estabelecido no RGR, uma atividade ruidosa permanente, pelo que se encontra obrigada ao cumprimento efetivo destes dois parâmetros de análise.

O Parque Eólico de Prados é constituído por 17 aerogeradores e situa-se nos concelhos da Guarda e de Celorico da Beira.

Com o objetivo de determinar se a fase de exploração do Parque Eólico de Prados, seria indutora de alterações significativas no ambiente sonoro, bem como verificar o cumprimento dos limites regulamentares, foi definido e aprovado um Plano de Monitorização de Ruído.

A campanha de medições acústicas realizadas em fase de exploração, permitiu avaliar o critério de incomodidade e o nível sonoro de longa duração, dando cumprimento ao Programa de Monitorização do Ruído.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.