fbpx

Monitorização do Lobo-Ibérico – Reequipamento do Parque Eólico

No caso específico dos mamíferos e particularmente espécies como o Lobo-Ibérico (Canis lupus signatus), os potenciais impactes nos Parques Eólicos ocorrem sobretudo durante as fases de instalação das infraestruturas e ao longo do período de exploração. Nestes períodos, as alterações provocadas no habitat, a mais regular presença humana e a atividade das máquinas instaladas poderão alterar os padrões de utilização da área e provocar alterações nos padrões de reprodução das populações que ocorrem nas imediações do local.

A equipa da NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela coordenação dos trabalhos de monitorização do Lobo-Ibérico, durante a fase de construção do Reequipamento do Parque Eólico da Bulgueira.

As monitorizações realizadas visam dar cumprimento ao respetivo Plano de Monitorização do projeto.

Os objetivos específicos da monitorização incluíram:

  • A distribuição do lobo na área de estudo;
  • A intensidade de uso nas diferentes zonas dentro da área de estudo;
  • Confirmação da existência de alcateias;
  • Distribuição da abundância das espécies presa na área de estudo.

O desenvolvimento de exploração de energia eólica sentido nas últimas décadas em Portugal, começa atualmente a implicar a necessidade da desativação ou reequipamento de diversos parques eólicos. Estes processos consequentemente acabam por estender o período dos potenciais impactes negativos na mortalidade das aves e quirópteros e efeito de exclusão nas diversas espécies, daí a importância em dar continuidade ao desenvolvimento de estudos e programas de monitorização nas diferentes fases do projeto.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.