A 31 de julho de 2023, a Comissão Europeia aprovou um Ato Delegado que integra uma lista com novos padrões ambientais, sociais e de governança, que as empresas devem começar a adotar, de forma a evidenciar o seu contributo para uma economia sustentável. Os padrões ESRS estão divididos em 12 documentos que cobrem diferentes âmbitos, nomeadamente:
Aspectos gerais:
— ESRS 1 – Requisitos gerais
— ESRS 2 – Conteúdo geral
Ambiental:
— ESRS E1 – Alterações climáticas
— ESRS E2 – Poluição
— ESRS E3 – Recursos hídricos e marinhos
— ESRS E4 – Biodiversidade e ecossistemas
— ESRS E5 – Uso de recursos e economia circular
Governança:
— ESRS G1 – Conduta empresarial
Social:
— ESRS S1 – Força trabalhista própria
— ESRS S2 – Trabalhadores da cadeia de valor
— ESRS S3 – Comunidades afetadas
— ESRS S4 – Consumidores e utilizadores.
Até 30 de junho de 2024, será também adotado um segundo conjunto de normas de relato de sustentabilidade, especificando as informações complementares que as empresas deverão divulgar sobre questões de sustentabilidade e os domínios de comunicação de informações, sempre que necessário, bem como as informações setoriais em que a empresa opera.
Vantagens das Normas ESRS
- Padrões globais: O ESRS foram desenvolvidas para oferecer um enquadramento global relativamente ao desempenho das empresas em matéria de sustentabilidade. Isso significa que as empresas podem fazer uma divulgação mais consistente e comparável em todo o mundo.
- Transparência e confiança: Os padrões ESRS foram pensados para melhorar a transparência e a credibilidade dos relatórios de sustentabilidade. Ao ter uma estrutura clara, é possível melhorar a qualidade das informações e a confiança dos investidores, clientes e outras partes interessadas.
- Foco na materialidade: Os padrões ESRS focam-se também na questão da materialidade, ou seja, nas áreas mais importantes para uma determinada empresa, de forma a contribuir para uma tomada de decisão mais informada.
- Melhoria contínua: A estrutura do ESRS permite que as empresas possam identificar áreas que necessitam de melhoria e trabalhar para implementar medidas que as possam melhorar.
- Tomada de decisão mais informada: Esses padrões permite entender melhor o desempenho de uma empresa em matéria de sustentabilidade e a tomar decisões mais informadas, desde, decisões de investimento, compra de produtos e serviços e de emprego.