fbpx

A central solar que se desenrola como um tapete

Energia Solar nunca foi tão fácil de instalar graças à invenção mais recente: Roll-Array. John Hingley e a sua equipa da empresa de energias renováveis Renovagen desenvolveu um painel fotovoltaico de alta potência que se desenrola como um tapete. Este painel solar flexível e fácil de transportar tem a capacidade de levar energia alternativa a lugares que nunca pensámos ser possível.

O Roll-Array é facilmente rebocável por um um veículo com tração às quatro rodas. Quando atrelados à parte de trás do carro, os painéis solares flexíveis são puxados, criando uma cobertura em apenas alguns minutos. No site da empresa responsável pelo projeto, afirma-se que estes painéis poderão gerar até 100kWp – 10 vezes mais energia do que outros painéis solares ​​no mercado hoje.

Para além da rapidez com que esta tecnologia pode ser instalada, a poupança no combustível que é conseguida durante o transporte é notável. As bobines com painéis solares podem ser transportadas por um veículo de tração às quatro rodas num pequeno reboque.

Segundo a Renovagen, uma central solar com painéis rígidos leva 22 horas de mão-de-obra a instalar, enquanto os painéis flexíveis desenrolam-se em apenas 2 minutos. Uma vez no chão, os painéis solares podem ser fixados para suportar ventos de mais de 130 km/h. Após 5 minutos e mão-de-obra de dois trabalhadores, o sistema está pronto para gerar energia renovável. As baterias e os inversores estão ligados à base dos painéis.

Esta criação é ideal para grandes áreas em zonas remotas, bases militares, ou áreas atingidas por catástrofes naturais.

Fonte: InHabitat

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.