Mais vezes ouvido do que visto o pica-pau-verde (Picus viridis), ou peto-verde é o maior dos três pica-paus que ocorrem em Portugal. Caracteriza-se pela plumagem verde-amarelada e com a coroa vermelha.
Em Portugal é uma espécie residente, que está presente durante todo o ano. Esta ave constrói o seu ninho nos buracos de árvores e surge associada a zonas de bosques intercalados com áreas abertas.
No norte e centro do país, ocupa pinhais, carvalhais, soutos, vegetação ripícola, sebes arbóreas, áreas de mato com arvoredo disperso e áreas agrícolas.
No sul do território, a espécie ocorre sobretudo em pinhais e, em menor quantidade, em zonas de sobreiro com vegetação relativamente densa, sendo geralmente escasso ou inexistente em eucaliptais e em montados de azinho ou em montados de sobro mais abertos.
No vídeo mais abaixo pode ver esta espécie durante uma campanha de monitorização realizada pela equipa da NOCTULA – Consultores em Ambiente.
Para ver mais vídeos registados pela equipa da NOCTULA durante as várias campanhas de monitorização de sistemas ecológicos, visite o nosso canal no YouTube.
Fonte: Biodiversity4all
A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Invertebrados
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.