fbpx

12 Reservas da Biosfera para explorar em Portugal

[parceria]

Portugal é um país muito rico, não só em termos culturais mas também naturais. Neste artigo mostramos-lhe as 12 Reservas da Biosfera que pode encontrar no nosso país e que o vão fazer pensar que está no paraíso.

O que é uma Reserva da Biosfera?

É uma área cujo objetivo consiste na valorização, proteção e dinamização do Património Natural promovendo o desenvolvimento sustentável e o turismo.

Atulmente existem 714 Reservas da Biosfera distribuídas por 129 países (*atualização até à data de 03-12-2020).

Conheça a lista completa e atualizada AQUI.

Em Portugal existem 12 áreas que pertencem à Rede Mundial de Reservas de Biosfera da UNESCO.

Reserva da Biosfera de Santana

A Reserva da Biosfera de Santana situa-se na Ilha da Madeira e é desde 2011 Reserva da Biosfera. Aqui podes visitar a Reserva Natural da Rocha do Navio, Floresta Laurissilva, Maciço Montanhoso Central e claro, as casas típicas de Santana.

Famosa pelo seu excelente clima durante todo o ano onde parece ser sempre primavera, a Madeira é até apelidada de “pérola do Atlântico” ou “jardim do Atlântico”. No entanto, a ilha não é apenas conhecida pelas suas deslumbrantes paisagens. Durante as celebrações de Reveillon, a Madeira é mundialmente conhecida pelo espetáculo de fogo de artifício. Nesta altura do ano muitos turistas decidem passar esta época festiva na ilha, aproveitando não só a sua beleza natural, mas também a vida noturna da cidade do Funchal. Entre diversos espaços à beira mar destacam-se o Copacabana Garden Lounge Bar localizado no Casino da Madeira (onde pode encontrar vários tipos de jogos como por exemplo: a Roleta) e o Pestana CR7 Rooftop.

Fontes: flickr e pixabay

Reserva da Biosfera do Corvo

A ilha do Corvo é desde 2007 Reserva da Biosfera, o que significa que é considerada pela UNESCO uma referência mundial para a conservação e para o desenvolvimento sustentável. A Reserva da Biosfera do Corvo é uma das 4 Reservas da Biosfera situada no Arquipélago dos Açores. Entre as fantásticas paisagens, pode encontrar aves vindas da América do Norte e do Ártico.

Fonte: Flickr | Corvo – Açores

Reserva da Biosfera  da Graciosa

A Reserva da Biosfera da Graciosa é a segunda ilha dos Açores que pertence à Rede Mundial de Reservas de Biosfera da UNESCO desde 2007. Aqui pode encontrar a Furna de Enxofre e observar várias aves marinhas.

Furna do enxofre – Ilha da Graciosa

Reserva da Biosfera das Flores

A Reserva da Biosfera das Flores foi integrada na lista da UNESCO em 2009 e é uma zona bastante rica em biodiversidade. Aqui pode descobrir cascatas, ribeiros e a maior Turfeira da região.

Fajãzinha, Miradouro do Portal – Ilha das Flores

Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge

Esta é a última das 4 Reservas da Biosfera encontrada no Arquipélago dos Açores. A Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge abrange toda a ilha de São Jorge. Pertence à rede de Biosferas da UNESCO desde 2016 e é o lar de diversos invertebrados, artrópodes terrestres, moluscos e espécies de aves.

A posição da ilha no meio do oceano e as caraterísticas das suas zonas costeiras conferem-lhe um papel importante como ponto de repouso e alimentação de várias espécies de aves migradoras aquáticas e marinhas.

São Jorge – Açores

Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Gerês/Xurês

Classificada Reserva da Biosfera em 2009, localiza-se entre região norte de Portugal e a Comunidade Autónoma da Galiza, juntando assim o Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Parque Baixa Límia – Serra do Xurês. Para além das suas paisagens incríveis, pode observar várias aves protegidas e espécies como veados.

Reserva da Biosfera das Berlengas

As Berlengas são desde 2011 consideradas Reserva da Biosfera. Têm um vasto património natural, geológico e arqueológico (subaquático). É o local ideal para acampar e fazer mergulho.

Fonte: Flickr | Berlengas

Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo

Esta área é considerada Reserva da Biosfera desde 1981. Também considerada uma Zona Húmida, a Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo situa-se entre Torres Novas e a Golegã. Aqui pode aproveitar para fazer vários trilhos, geocaching e observar aves.

Fonte: ICNF | Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo

Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica

A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica integra a rede de Reservas da Biosfera da UNESCO desde 2015. Está localizada ao longo da fronteira norte da Espanha e Portugal. A área contém muitas espécies emblemáticas, algumas das quais integram projetos de conservação, como a cegonha-preta (Ciconia nigra), o abutre-do-Egito (Neophron pernocpterus), a águia de Bonelli (Aquila fasciata) e a águia-rinoceronte (Bubo bubo), Lontra europeia (Lutra lutra) e lobo ibérico (Canis lupus signatus).

Esta reserva engloba 4 Parques Naturais (Lago de Sanabria e arredores, Montesinho, Douro Internacional e Arribes del Duero), o Parque Natural Regional do Vale do Tua e diversos espaços Rede Natura 2000.

Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo/Tajo Internacional

A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Internacional do Tejo/Tejo situa-se na parte ocidental da Península Ibérica partilhada entre Espanha e Portugal, tendo o rio Tejo como eixo principal. Faz parte da rede de Biosferas da UNESCO desde 2016.

A fauna é tipicamente mediterrânica e inclui muitas espécies raras. Entre as mais importantes estão a: águia imperial ibérica (Aquila adalberti), a águia de Bonelli (Aquila fasciata), a cegonha-preta (Ciconia nigra), o abutre-preto (Aegypius monachus) e a Lontra europeia (Lutra lutra).

Reserva da Biosfera de Castro Verde

A Reserva da Biosfera de Castro Verde é a 11.ª Reserva da Biosfera em Portugal reconhecida pela UNESCO desde 2017 e a primeira a sul do Tejo. No que à fauna diz respeito, nesta região destaca-se uma comunidade de aves estruturada e diversificada com cerca de duzentas espécies.

Reserva da Biosfera de Porto Santo

Desde 28 de outubro de 2020, a Ilha de Porto Santo é a 12ª Reserva da Biosfera em Portugal reconhecida pela UNESCO e a segunda com este estatuto no arquipélago da Madeira.

A Reserva da Biosfera de Porto Santo, localizada no arquipélago da Madeira, combina áreas terrestres e marinhas. As áreas terrestres acolhem cerca de 15 tipos de flora exclusivos da ilha Porto Santo.

Com um total de 27 mil 310 hectares de áreas protegidas e áreas da Rede Natura 2000, Porto Santo, acolhe mais de 2110 espécies.

Porto Santo é o lar de várias espécies de répteis e mamíferos marinhos, nomeadamente a foca mais rara do mundo, a foca-monge do Mediterrâneo (Monachus monachus) e a tartaruga marinha cabeçuda (Caretta caretta).

Fonte: flickr

O Plano de Ação de Portugal para a Rede Portuguesa das Reservas da Biosfera já está em vigor.

Saiba mais AQUI

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.