fbpx

X Protocolo Avifauna reforça conservação das aves selvagens

Recentemente foi assinado o X Protocolo Avifauna, com o intuito de renovar o compromisso da E-REDES, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves – SPEA, Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e Liga para a Proteção da Natureza – LPN na promoção de soluções de proteção da avifauna.

A parceria e colaboração entre estas cinco entidades tem como objetivo promover a minimização do impacto das linhas elétricas aéreas de alta e média tensão em espécies de aves com estatuto de conservação elevado em Portugal.

Ao abrigo destes protocolos tem sido possível identificar os riscos das linhas elétricas na interação com as aves, sendo “um importante apoio para a correção das linhas elétricas perigosas para a Avifauna”, refere Maria Graça Lima, Presidente da Direção Nacional da SPEA.

No Protocolo Avifauna X foram introduzidas algumas novidades face aos protocolos anteriores que vão permitir avanços significativos na proteção da avifauna:

Colaboração no desenvolvimento de um modelo de avaliação da biodiversidade e serviços dos ecossistemas na Rede Secundária de Faixas de Gestão de Combustível (RSFGC) da rede de distribuição com foco na avifauna;

Promover a melhoria dos procedimentos da E-REDES no relacionamento com as autoridades nacionais competentes em matéria de proteção da avifauna;

 Reforço da articulação com as entidades competentes na investigação das causas de incêndios imputadas à eletrocussão de aves;

 Monitorização de medidas de conservação da biodiversidade em zonas estepárias;

Melhorar a metodologia de identificação de linhas críticas para a avifauna e avaliar os benefícios ambientais e sociais decorrentes das ações de mitigação em área piloto;

Sensibilização de stakeholders profissionais para a recolha de dados sobre incidentes com aves na rede.

Nuno Banza, presidente do Conselho Diretivo do ICNF refere que “o trabalho desenvolvido por estes protocolos tem permitido minimizar o impacto negativo das linhas elétricas no habitat das aves que encontramos no nosso país, muitas delas aves migradoras”.

O Presidente da Direção Nacional da LPN explica também que “ao longo destes anos, tem sido possível desenvolver estudos de prospeção e de monitorização de linhas elétricas aéreas, com produção de cartas de risco de colisão e eletrocussão por espécies alvo. Do mesmo modo as linhas elétricas identificadas, têm permitido a intervenção da E-REDES na introdução de melhores tecnologias disponíveis para minimizar a eletrocussão e a colisão“.

Fonte: ICNF

Imagem de destaque: Retirada da plataforma Pixabay.

Apoiamos a sua empresa!

A NOCTULA – Consultores em Ambiente apoia na elaboração e implementação de Planos de Gestão e Monitorização de Sistemas Ecológicos, nomeadamente:

 

Para além da monitorização de Sistemas Ecológicos, a NOCTULA apoia na elaboração e implementação:

  • Planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora;
  • Medidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.

 

Trabalhos já realizados:

 

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.