fbpx

Congresso: Especialistas internacionais debatem reciclagem de pilhas e acumuladores

Do dia 20 a 22 de setembro, decorreu no Sheraton Lisboa Hotel & Spa, o 22.º ICBR, um congresso internacional sobre reciclagem de pilhas e acumuladores, organizado pela ICM AG, que irá reunir mais de 200 especialistas internacionais da indústria.

Este congresso funcionou como uma plataforma internacional para a discussão dos últimos desenvolvimentos e desafios sobre reciclagem de pilhas e acumuladores. Estiveram presentes cerca de 200 especialistas da área, entre os quais: produtores, recicladores, entidades gestoras do fluxo de resíduos de pilhas e acumuladores, órgãos reguladores ou companhias de transporte.

O congresso focou-se principalmente no setor doméstico das baterias e acumuladores portáteis com menos de 5 kg de peso. Estas pilhas e baterias “são a área mais preocupante em termos ambientais, porque é mais difícil de controlar e porque são mais pequenas e facilmente vão parar ao lixo comum ou as pessoas as deixam diretamente no meio ambiente”, afirma o diretor-geral da Ecopilhas.

De acordo com o responsável, as entidades gestoras não cumpriram as metas estabelecidas. Em 2016 foram recolhidos 39% das pilhas e acumuladores colocados nesse ano no mercado, face à meta de 45%.

Principais tópicos em debate neste Congresso:

A segurança nas pilhas e acumuladores de lítio;

O desenvolvimento tecnológico das pilhas e acumuladores;

A mobilidade urbana, com o tema “a porta de entrada para a e-mobilidade?”;

A atualização sobre a revisão da Diretiva 2006/66 / CE das pilhas e acumuladores;

–  O tema: “Armazenar energia – oportunidade para uma segunda utilização dos acumuladores?”;

O tema: “Armazenamento de energia e e-mobilidade: Tecnologias complementares?”;

Aspectos económicos dos sistemas de recolha;

Novas tendências em tecnologias de reciclagem de baterias: primária e recarregável;

Eco-design: Uma abordagem crítica para a remoção de baterias?;

Evolução internacional da recolha e reciclagem de baterias.

O congresso contou com uma área de exposição onde os fornecedores puderam encontrar os seus clientes. Durante a iniciativa decorreu ainda um cocktail de receção e um jantar de networking para todos os participantes.

Realizou-se também alguns workshops e uma visita à fábrica de uma empresa líder na reciclagem em Portugal, a Ambigroup Reciclagem SA.

Eurico Cordeiro, diretor geral da Ecopilhas, tinha afirmado que “este congresso era uma oportunidade de juntar, no nosso país, os mais importantes especialistas da indústria, sendo também uma oportunidade para posicionar Portugal no mapa da indústria de reciclagem”.

O evento teve o patrocínio institucional da Ecopilhas, entidade responsável pela gestão da recolha e reciclagem das pilhas e acumuladores portáteis em Portugal, do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, e da Agência Portuguesa do Ambiente – APA.

Fontes: Instalador, Ambiente Magazine

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.