A gestão de resíduos em Portugal está a dar um passo significativo rumo à sustentabilidade com a introdução do Sistema de Depósito e Reembolso (SDR), licenciado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE). Esta iniciativa reforça o compromisso com as metas ambientais nacionais.
A licença para gerir este sistema inovador foi atribuída à SDR Portugal – Associação de Embaladores, com efeitos a partir de 21 de novembro de 2024.
Prevê-se a entrada em funcionamento do Sistema SDR em 2026 e serão abrangidas embalagens primárias não reutilizáveis de bebidas em plástico, metais ferrosos e alumínio com menos de três litros, devidamente marcadas.
Como funcionará o SDR?
O funcionamento do SDR será simples.
No momento da compra, será cobrado um valor de depósito pelas embalagens de bebidas de plástico e metal que será reembolsado ao consumidor quando as embalagens vazias forem entregues nos pontos de recolha espalhados pelo país.
Este modelo inovador pretende incentivar à reciclagem e melhorar a qualidade e a quantidade de resíduos recolhidos, promovendo a sua reutilização na economia.
Este sistema alinha-se com os objetivos da economia circular, reduzindo o desperdício e aumentando a reciclagem de matérias-primas secundárias. Com a sua implementação, Portugal dá um passo importante na modernização da gestão de resíduos e na promoção de práticas sustentáveis.