Apadrinhe uma planta da Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental

Ambiente, Blog, Ecossistemas, Flora, Monitorização de Sistemas EcológicosComentários fechados em Apadrinhe uma planta da Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental123

Quer contribuir para o projeto da Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental?

Apadrinhe uma planta à sua escolha de entre as plantas-alvo do projeto 🙂

Até ao dia 30 de setembro de 2018, encontra-se em elaboração a 1ª Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental. O projeto que teve início em 2016 está a investigar qual é a situação de várias espécies de plantas nativas no território português.

O projeto incluí 621 plantas-alvo (as mais raras e ameaçadas) e para as quais é necessário recolher informação sobre a sua área de distribuição atual, a dimensão das suas populações e as ameaças que sobre elas recaem, através de prospeção no terreno e/ou de pesquisa em Herbários, de forma a tornar possível a avaliação do seu risco de extinção de acordo com os critérios da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

Atualmente está decorrer a campanha de apadrinhamento Primavera- Verão. Ao apadrinhar uma planta da Lista Vermelha está a contribuir, com o seu donativo, para os trabalhos de prospeção destas plantas.

Ao fazê-lo, receberá um diploma de padrinho/madrinha e o seu nome aparecerá junto da sua planta na publicação final (versões digital e em papel) e no portal público do projeto, como sinal de reconhecimento pelo seu contributo.

Catananche caerulea– Planta da lista Vermelha para apadrinhar

Como apadrinhar a sua planta?

  1. Escolha a planta que deseja apadrinhar de entre a lista que se encontra aqui. Encontra informação sobre cada planta ao clicar sobre a respectiva fotografia;
  2. Preencha o formulário electrónico disponível aqui com os dados solicitados. Caso tenha problemas, use o formulário alternativo;
  3. Efetue o pagamento do donativo de padrinho/madrinha (o valor mínimo é de 12€ por planta) através da forma de pagamento que tiver selecionado no formulário que preencheu (informações sobre os métodos de pagamento, aqui).

Queres saber mais informações sobre Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental?

Leia o artigo: Primeira edição da “Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental”


NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente monitorização de sistemas ecológicos.

Monitorização de Flora, Vegetação e Habitats

  1. Identificação da presença de espécies RELAPE;
  2. Acompanhamento da recuperação do coberto vegetal em áreas intervencionadas;
  3. Levantamentos e catálogos florísticos.

A nossa equipa já coordenou vários trabalhos neste âmbito, nomeadamente:

1) Monitorização de Flora e Habitats na Subconcessão rodoviária do Pinhal Interior,

2) Plano de Monitorização dirigido à espécie Murbeckiella sousae, espécie endémica de Portugal continental, representada na fotografia em baixo.

3) Inventariação e cartografia de manchas de Espécies Exóticas Invasoras;

4) Monitorização de Flora RELAPE – Parque Eólico e Linha de Transporte de Energia – Fase de construção e exploração;

5) Monitorização de Flora e Vegetação – Fase pré-construção do Parque Eólico do Guardão;


Fonte: spbotanica

Related Posts