Dicas de sustentabilidade para quem está em casa

Ambiente, Blog, Reciclagem, sustentabilidadeComentários fechados em Dicas de sustentabilidade para quem está em casa526

A situação que vivemos atualmente devido à pandemia por COVID 19, irá inevitavelmente contribuir para repensarmos os nossos comportamentos e para mudarmos alguns do nossos hábitos do dia-a-dia.

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza selecionou algumas dicas sustentáveis sobre a eficiência de recursos, que podemos adoptar enquanto estamos em isolamento social e não só. Esta é uma boa altura para começar a adotar hábitos sustentáveis para o resto da sua vida. A sua carteira agradece e o planeta e a natureza também.

Dicas sustentáveis:

1) É natural que passando mais tempo em casa, os gastos com a água, a eletricidade e o gás, sejam maiores. No entanto, podemos (e devemos) tentar otimizar estes consumos.


Sabia que… em cada minuto que passa gastamos entre 6 a 12 litros de água cada vez que abrimos a torneira.


Dicas de otimização dos consumos:

  1. aproveite a água de lavagem dos alimentos para a regar as plantas;
  2. desligue os equipamentos que não estão a ser utilizados;
  3. desligue as luzes dos espaços que não estão ocupados;
  4. tentar aproveitar o bi-horário para as lavagens da roupa e da loiça.

2) Mais tempo em casa implica também uma maior produção de lixo. Por isso, se ainda não colocou em prática hábitos de reciclagem… está na altura. Todos podemos contribuir colocando-os nos ecopontos corretos (azul para o cartão e o papel, verde para o vidro e amarelo para o plástico e metal).

Procure os ecopontos na proximidade da sua residência e participe na separação do seu lixo!

Se tiver dúvidas sobre o encaminhamento do lixo poderá esclarece-las descarregando a aplicação “wasteapp” (www.wasteapp.pt) para o seu telemóvel.

Como separar correta os resíduos domésticos?

Saiba mais aqui: 5 regras essenciais para a correta separação dos resíduos em fase de pandemia

3) Com o encerramento de algumas lojas, é possível que esteja mais limitado na compra de produtos a granel, tendo que recorrer a compras embaladas. De qualquer forma, deverá evitar adquirir grandes quantidades de produtos, principalmente os perecíveis, para evitar passar os prazos ou que se estrague, evitando assim o desperdício alimentar.

Dicas:

  1. Pode reutilizar as embalagens desses produtos para acondicionar outros alimentos ou outros produtos;
  2. Se tiver crianças em casa, também pode usar estas embalagens para criar projetos criativos e divertidos.

4) Procure comprar apenas o que é necessário, se possível opte por fazer compras online, adquirindo os produtos da época e tentando comprar produtos de origem nacional. Se tiver que optar pela compra de produtos embalados, compre, sempre que possível, embalagens familiares e que permitam a substituição através de recargas.

5) Verifique o prazo de validade dos produtos para evitar ultrapassá-los. Aproveite também as sobras alimentares e seja criativo na sua reutilização para a confeção de novas receitas.

6) Se sair de casa, mesmo que seja por breves minutos, não se esqueça de usar máscara. Se se sente perfeitamente saudável poderá usar um lenço de pano dobrado em triângulo (duplo) para evitar levar as suas mãos à face. Serve para o efeito e não é descartável. Deve lavá-lo de seguida.

7) Tenha atenção aos resíduos produzidos em casa. Estes deverão ser colocados em sacos de lixo, resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 da sua capacidade, fechados e colocados dentro de um segundo saco devidamente fechado e encaminhado para o contentor do lixo indiferenciado.

Projeto #ficaremcasa 

Como é necessário passar mais tempo em casa, a Quercus decidiu criar um site com dicas para ajudar a natureza e o ambiente.

O projeto #ficaremcasa, tem como objetivo disponibilizar às pessoas ideias que permitam ajudar a natureza e o ambiente e também que possam dar um maior conhecimento sobre temáticas ambientais ou como ser mais ativista ambientalmente. Tudo sem sair de casa!

#ficaremcasa é também um projeto comunitário que permite aos visitantes enviarem sugestões e ideias ambientais que possam a vir a ser divulgadas e partilhadas.

No site, entre muitas outras atividades, pode:

  1. tirar cursos online sobre temáticas do ambiente;
  2. participar em consultas públicas;
  3. fazer escolhas eco-friendly com dicas sobre filmes e documentários ambientais, alimentação saudável, estilo de vida ecológica, livros sobre a natureza, entre muitas outras.


Fonte: Quercus

Related Posts