Aproveitamento Hidroelétrico: Lontra (Lutra lutra) registada em vídeo

Aproveitamento Hidroelétrico, VídeosComentários fechados em Aproveitamento Hidroelétrico: Lontra (Lutra lutra) registada em vídeo186

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Lontra (Lutra lutra) é um dos mais belos, interessantes e ameaçados mamíferos da fauna Europeia. A população Portuguesa desta espécie é no entanto, uma das mais saudáveis do continente.

Esta espécie foi registada durante os trabalhos de vídeo monitorização de fauna, no âmbito de um Aproveitamento Hidroelétrico, realizado pela NOCTULA – Consultores em Ambiente.

É considerada um dos animais mais brincalhões, as suas brincadeiras podem ter lugar dentro ou fora da água e chegam a incluir o uso de objectos (como frutos, paus ou pedras) ou o escorregar na neve ou em encostas enlameadas 🙂

Intimamente associada às zonas húmidas, a Lontra pode ser encontrada em todos os locais com água permanente, não muito poluída e que esteja relativamente livres de perturbação humana. São ainda referidos como fatores determinantes para a espécie, a presença de um coberto vegetal que forneça abrigo e a disponibilidade de alimento.

Segundo o Instituto de Conservação, a nível mundial esta espécie encontra-se classificada como “Ameaçada”, no entanto em Portugal esta espécie está classificada como “Pouco preocupante”. Portugal é dos poucos países onde ocorrem populações viáveis e onde não se tem registado alterações significativas da área de distribuição. Por outro lado, esta espécie encontra-se em declínio na maioria dos países da Europa desde as décadas de 60 e 70,  tanto no número de indivíduos, como na área de ocupação,  existindo países onde a espécie apresenta atualmente um elevado grau de fragmentação.

Principais ameaças:

  1. Destruição da vegetação ripícola;
  2. poluição da água;
  3. Utilização de pesticidas e fertilizantes na agricultura;
  4. Regularização dos sistemas hídricos;
  5. Mortalidade acidental por atropelamento;
  6. Perseguição direta;
  7. Morte por afogamento em artes de pesca (redes);
  8. Construção de barragens.

Exemplar de uma Lontra (Lutra lutra)

Para ver mais vídeos registados pela equipa NOCTULA durante as várias monitorizações já realizadas, clique aqui.


A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:

  1. Fito e Zooplâncton
  2. Flora, Vegetação e Habitats
  3. Invertebrados
  4. Herpetofauna (anfíbios e répteis)
  5. Aves
  6. Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
  7. Mamíferos terrestres
  8. Mamíferos marinhos

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Fontes das imagensFlickr

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts