Compra e Venda de Gases Fluorados

Ambiente, Blog, Obrigatoriedades legaisComments (1)5311

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

A comunicação dos dados relativos à Utilização e à Compra e Venda de Gases Fluorados, à Agência Portuguesa do Ambiente, é obrigatória.

Compra e Venda de Gases Fluorados

De acordo com o disposto no n.º 3 do artigo 6.º do Regulamento (UE) n.º 517/2014, as empresas que fornecem gases fluorados com efeito de estufa, devem estabelecer registos das informações relevantes sobre os compradores dos mesmos, designadamente, os números dos certificados dos compradores e as quantidades de gases fluorados com efeito de estufa adquiridos.

Por que razão a mesma transação tem de ser registada na “Folha de Venda” da entidade que efetua a venda e na “Folha de Compra” da entidade que efetua a compra?

A Agência Portuguesa do Ambiente ao solicitar o registo de cada transação, tanto por parte da empresa vendedora, como por parte da empresa compradora, pretende efetuar o controlo de compras e vendas de gases fluorados, previsto no Regulamento UE 517/2014. A informação contida nas Folhas de Compra e Venda será cruzada, podendo ser desencadeadas ações de fiscalização, se verificadas inconsistências no preenchimento.

Qualquer empresa que efetue compra ou venda de gás fluorado, que não efetue esse registo, correrá o risco de uma ação de fiscalização.

Gases Fluorados

Prazos a cumprir

A APA – Agência Portuguesa do Ambiente alterou as datas de submissão dos dados referentes à compra e venda de gases fluorados. Assim, os operadores terão apenas um período de submissão, com o envio anual da totalidade das compras e vendas de 2016, ao contrário dos anos anteriores em que a submissão estava dividida pelos 2 semestres.

Os prazos de submissão da informação referente ao ano de 2016 são os seguintes:

  • Até aos dia 30 de junho de 2017, deverão ser submetidos os dados relativos às compras e vendas, ocorridas de 1 de janeiro de 2016 a 31 de dezembro do mesmo ano.

Para mais informação consulte do site da Agência Portuguesa do Ambiente – APA, aqui.

Saiba mais sobre a utilização de Gases Fluorados aqui.

Gases com efeito de estufa

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts