fbpx

Dia Internacional da Biodiversidade | 22 de Maio

Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado todos os anos no dia 22 de maio. A comemoração deste dia visa alertar a população para a importância da diversidade biológica e para a necessidade de preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas.
 
O Dia Internacional da Biodiversidade começou por ser celebrado a 29 de dezembro, por ser a data em que entrou em vigor a Convenção da Diversidade Biológica(Convention on Biological Diversity).
 
Atualmente as celebrações a 22 de Maio são uma homenagem ao dia da aprovação do texto final da Convenção da Diversidade Biológica, chamado “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”.
 
O Dia Internacional da Biodiversidade é o momento ideal para a reflexão sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem com o propósito de estimular esforços para que, até 2030, todas as ações contribuam para o fim de todas as formas de pobreza, promovam a luta contra as desigualdades e combatam as alterações climáticas, assegurando que ninguém seja deixado para trás.
Todos os anos, o Dia Internacional da Biodiversidade foca-se num tema. Para 2022, o tema escolhido foi “Building a shared future for all life”. Orientado para a ação e enquadrado no contexto da Década da Restauração das Nações Unidas atualmente em curso, que destaca que a biodiversidade é a resposta a vários desafios do desenvolvimento sustentável, o tema de 2022 transmite a mensagem de que a biodiversidade é a base sobre a qual podemos reconstruir melhor.
 
O tema escolhido baseia-se também no impulso gerado em 2020 e 2021 em apoio à estrutura global de biodiversidade pós-2020, que será adotada na segunda parte da Conferência de Biodiversidade da ONU (COP-15) em Kunming, China, ainda este ano.
 

Fonte: CBD

Imagem de destaque: Freepik

A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:

 

Para além da monitorização de Sistemas Ecológicos, também podemos apoiar a sua empresa na elaboração e implementação:

  • planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora;
  • medidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.

 

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.