Drones vão ajudar na monitorização e avaliação de espécies e ecossistemas

Blog, Ecossistemas, Sistemas ecológicosComentários fechados em Drones vão ajudar na monitorização e avaliação de espécies e ecossistemas304

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Os drones são os olhos que faltavam na luta pela preservação da natureza!

Atualmente há várias aplicações possíveis para a utilização de drones, desde a utilização destes aparelhos na agricultura, prevenção contra incêndios, monitorização do estado de linhas elétricas, monitorização de sistemas ecológicos ou monitorização do estado das estruturas de parques eólicos.


Vê aqui o nosso artigo sobre a utilização de drones na monitorização do estado de linhas elétricas em França: http://noctula.pt/monitorizacao-de-linhas-drone/.


Em Portugal a Liga para a Proteção da Natureza (LPN) quer começar a utilizar drones, com caraterísticas específicas, para monitorizar espécies e avaliar ecossistemas, de forma a conseguir chegar a áreas remotas e aumentar o grau de rigor.

O presidente da LPN explicou que estes equipamentos “ainda não são utilizados em Portugal neste campo, no entanto, podem ser bastante úteis para fazer, por exemplo, o seguimento de animais libertados, como os linces ou as águias, que são marcados“.

Os drones que serão “desenvolvidos especificamente para este efeito, têm a vantagem de, em áreas remotas, serem muito mais eficazes que os telemóveis”, afirma o presidente da LPN.

A utilização destes drones nas monitorizações podem ter ainda outras vantagens, como por exemplo, a contagem das espécies, ou os censos das populações ameaçadas, que atualmente são feitos através de métodos com algum grau de erro.

“Com este aparelho, podemos ter uma melhor visualização, identificar os animais com maior grau de rigor, além de ser possível fazer voos noturnos“, realçou o presidente da Liga para a Proteção da Natureza (LPN).

Estes drones que vão ser construídos especificamente para utilizar nos processos de monitorizações e avaliações de espécies e ecossistemas, segundo a LPN, terão ainda a vantagem de voar a grandes altitudes e não prejudicar os voos das aves.

Os aparelhos vão ser operados pela GNR, estando portanto enquadrados num plano de segurança, uma vez que poderão voar a uma altitude superior à dos drones mais comuns. Ao integrarem soluções tecnológicas avançadas, estes equipamentos serão bastante silenciosos, de forma a não influenciar ou prejudicar, nem as espécies nem as monitorizações e avaliações que forem efetuadas.

O projeto para a utilização dos drones envolve cerca de um milhão de euros e foi aprovado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), que contribuiu com 85% do total, sendo que o valor restante terá a comparticipação da LPN na qualidade de entidade promotora.


A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos: 

  1. Fito e Zooplâncton
  2. Flora, Vegetação e Habitats
  3. Invertebrados
  4. Herpetofauna (anfíbios e répteis)
  5. Aves
  6. Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
  7. Mamíferos terrestres
  8. Mamíferos marinhos

Para além da monitorização de Sistemas Ecológicos, elaboramos e implementamos também planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora e medidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.

O Plano de Monitorização dirigido à espécie Murbeckiella sousae na área dos parques eólicos de Seixinhos e Penedo Ruivo (Serra do Marão) e a Monitorização da Mortalidade de Aves e Quirópteros (morcegos) no parque eólico da Serra d’el Rei são apenas dois exemplos dos muitos trabalhos realizados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente no âmbito da Monitorização de Sistemas Ecológicos.

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Fontes: JN, Instalador

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts