EDPR vai reciclar pás das turbinas eólicas com tecnologia R3FIBER

Blog, Energia Eólica, Energias Renováveis, ReciclagemComentários fechados em EDPR vai reciclar pás das turbinas eólicas com tecnologia R3FIBER615

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

A EDP Renováveis, líder mundial no setor das energias renováveis e uma das maiores produtoras mundiais de energia eólica, iniciou uma parceria com a Thermal Recycling of Composites (TRC), spin-off do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), para o desenvolvimento de um programa de reciclagem de pás de turbinas eólicas e promoção de um novo sistema tecnológico chamado – R3FIBER.

Esta iniciativa piloto irá aplicar-se às pás de turbinas eólicas que tenham de ser substituídas por avaria ou danos e, no futuro, aos parques eólicos da EDPR que atinjam o fim do seu ciclo de vida útil.

Segundo um comunicado da EDP Renováveis, “a gestão dos resíduos na indústria eólica é uma questão emergente, uma vez que ainda não foi produzido um volume significativo de material, dado o desenvolvimento recente do negócio eólico”.

Confrontada com esta realidade e apesar de se tratarem de resíduos não perigosos, a EDPR aliou-se à TRC para criar um novo sistema sustentável que permita o aproveitamento das pás das turbinas eólicas.

Turbinas Eólicas

As turbinas eólicas são produzidas com a utilização de materiais recicláveis, principalmente metais. Nesse sentido, o desafio atual centra-se nas pás, compostas por materiais complexos.

O papel das empresas que desenvolvem trabalhos na área da produção de energia eólica, como é o caso das EDPR, deverá centra-se no apoio a soluções sustentáveis que permitam enfrentar o desafio colocado pela reciclagem das pás de turbinas eólicas no fim do ciclo de vida útil.

Tecnologia R3FIBER

A tecnologia R3FIBER desenvolvida pela TRC, CSIS e pelo grupo de investigação do Centro Nacional de Investigações Matelúrgicas Espanhol, começou o seu desenvolvimento em 2008 e já cumpriu as diferentes fases do projeto: ideia, conceito, testes laboratoriais e validação em planta piloto.

Esta tecnologia baseia-se no aproveitamento integral dos materiais sem produção de resíduos, através de um processo de transformação termoquímica, que permite a transformação das resinas em gases inflamáveis e combustíveis líquidos, obtendo-se assim, fibras (de vidro ou carbono) prontas a serem reutilizadas.

Isto significa que não há nenhuma limitação quanto ao uso dos compósitos, nem quanto à gestão do material, caso as pás contenham fibras de carbono, já que esta tecnologia é aplicável tanto a componentes fabricados com fibra de vidro como com fibra de carbono.

A tecnologia R3FIBER envolve o aproveitamento total da massa, energia e reutilização dos materiais. É capaz de obter fibras de alta qualidade prontas para reutilização. É também um processo sustentável, já que garante a máxima recuperação energética.

Na reciclagem de compósitos reforçados com fibras de vidro (principalmente nos setores da energia eólica, náutica e construção), as  fibras são obtidas com 0% de resinas. Em alguns casos, pode se obter um produto denominado MIXR3, uma mistura de fibras e cargas.

Aplicações desta tecnologia

1) Como aditivo de reforço de cimento. Uma adição de 20% em peso ao cimento comercial, aumenta a resistência a 100% após 24h e 56% após 28 dias.

2)  Fabricação de materiais vitrocerâmicos. Estes materiais têm alta resistência à ação de agentes externos e atmosféricos, absorção nula de água, sendo mais duros do que uma pedra normal, mas ao mesmo tempo, mais leves.

China, Estados Unidos,  Alemanha e Espanha são os país com mais capacidade eólica instalada. Muitos dos parques eólicos instalados vão chegar ao fim do seu ciclo de vida nos próximos anos. Espera-se que este projeto pioneiro possa resolver o problema do tratamento destes resíduos, reduzindo o impacto ambiental da energia eólica.


Veja também o nosso artigo sobre: “O que fazer aos aerogeradores quando a sua vida termina?


Consulte os serviços que a NOCTULA presta na área das Energias Renováveis: clique aqui. Caso necessite de algum tipo de serviço nesta área, não hesite em contactar-nos.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já realizou vários trabalhos relacionados com energia eólica, nomeadamente no âmbito de sobreequipamento de parques eólicos, tendo sido responsável pelo Pedido de Enquadramento do Sobreequipamento do parque eólico do Sobrado e pela elaboração de todos os elementos do respetivo Anexo Técnico e Anexo Cartográfico, foi responsável pelo desenvolvimento do Estudo de Impacte Ambiental – repowering e sobreequipamento do Parque Eólico de Picos Verdes IIrealizou o Estudo de Viabilidade Ambiental de 2 parques eólicos no centro de Portugal, foi responsável pela Monitorização de Sistemas Ecológicos (Fauna e Flora) no Parque Eólico de São Macário II, entre muitos outros projetos.

Conheça os projetos da NOCTULA – Consultores em Ambiente, aqui: http://noctula.pt/category/estudos-projetos/.

Fontes: EDPREl periodico de la energiaThermal Recycling of Composites (TRC)

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts