fbpx

Renováveis dão trabalho a 6,5 milhões de pessoas

A maior parte dos empregos verdes concentra-se no setor solar fotovoltaico, onde já trabalham 2,2 milhões de pessoas. Em Portugal as renováveis dão trabalho a mais de 40 mil pessoas.

A indústria das energias renováveis já é responsável por 6,5 milhões de empregos a nível mundial, mais do dobro do registado há dez anos, quando se rondava os 3 milhões de empregos verdes.

Os valores foram divulgados pela organização REN 21 (Renewable Energy Policy Network for the 21st Century), e referem ainda que a China, por si só, gerou mais de 1,5 milhões de empregos na área das energias renováveis.

O segmento do solar fotovoltaico emprega 2,2 milhões de pessoas, logo seguido do ramo dos biocombustíveis, com 1,4 milhões. A indústria eólica dá trabalho a 834 mil pessoas a nível mundial.

A Alemanha gerou 363 mil empregos verdes e a Espanha 114 mil. O resto da Europa é responsável por 761 mil empregos na indústria das renováveis.

Para Portugal, a REN 21 não tem dados em concreto, mas a a APREN – Associação das Energias Renováveis, divulgou recentemente um estudo onde são contabilizados 40 727 empregos em Portugal, sendo que os dados reportam ao final de 2013. O estudo nota ainda que 2811 daqueles empregos são criados diretamente pelo sector e 37 916 de forma indireta.

paineis fotovoltaicos solares energias renovaveis chile

Com a evolução tecnológica os custos das tecnologias também estão a descer. O caso mais visível é o da indústria do solar fotovoltaico onde, de acordo com os especialistas da REN 21, entre 2010 e 2014 se assistiu a uma redução de custos por megawtt da ordem dos 50%.

No entanto, e ainda segundo os mesmos responsáveis, a tecnologia mais competitiva é a da energia eólica, que viu os seus custos por megawtt baixarem “significativamente” durante toda a década de 90.

Recorde-se que esta indústria é a que tem maior implantação em Portugal, com dois clusters que empregam centenas de pessoas, um em Viana do Castelo e outro em Vagos, perto de Aveiro. Em ambos os casos a maior parte da produção segue para exportação.

Fonte: Expresso

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários trabalhos para o setor da Energia Solar Fotovoltaica. Conheça aqui alguns dos nossos projetos:

 

A equipa da NOCTULA também foi responsável pela elaboração de um Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto Central Fotovoltaica, localizada em Ovar. Foi ainda responsável pela gestão ambiental e pelo acompanhamento arqueológico da obra de construção da mesma Central Fotovoltaica.

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.