fbpx

Estudo de Viabilidade Ambiental – Produção de Hidrogénio Verde

NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela coordenação de um Estudo de Macrocondicionantes Ambientais para áreas no sul do país, cujo objetivo consiste na análise da viabilidade ambiental para o desenvolvimento futuro de um projeto de produção de hidrogénio verde, apoiado na utilização de energia produzida através de fontes renováveis (eólica e solar).

A elaboração do estudo de macrocondicionantes teve em consideração a avaliação dos seguintes aspetos:

  • As potenciais condicionantes ambientais que podem afetar a viabilidade do projeto;
  • A avaliação de diferentes planos de ordenamento do território e outras restrições que podem representar constrangimentos para a implementação do projeto.

Num mundo cada vez menos dependente de combustíveis fósseis, o hidrogénio (H2) assume um papel cada vez mais importante nos processos de transição energética e neutralidade carbónica. 

A sua importância para um desenvolvimento económico mais sustentável tem sido mote para novos projetos e alianças nacionais e internacionais. Seja em aplicações concretas para indústria e transportes ou na investigação e desenvolvimento de novas soluções, o H2 já é considerado um dos principais elementos de mudança no setor da energia em todo o mundo.

Considera-se hidrogénio verde o elemento produzido exclusivamente a partir de processos que utilizem energia de fontes de origem renovável como por exemplo a energia eólica e solar. Por essa razão o hidrogénio verde deve ser entendido como hidrogénio renovável, cujas emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) ao longo do ciclo de vida da sua produção devem ser zero ou muito próximas de zero.

Apoiamos a sua empresa!

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta apoio técnico, no âmbito do enquadramento legal, aos promotores que pretendam implementar projetos de produção de hidrogénio verde.

Em casos em que se aplique, a nossa equipa também pode auxiliar os promotores nas seguintes áreas de intervenção:


Se precisar de apoio neste âmbito, não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.