Geneta descobre câmara escondida

Blog, VídeosComentários fechados em Geneta descobre câmara escondida158

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

A Geneta (Genetta genetta) é um carnívoro que gosta da noite, o que dificulta muito a sua observação. Este animal foi registado durante os trabalhos de vídeo monitorização de fauna realizados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente, num projeto de Aproveitamento Hidroelétrico.

A Geneta é também conhecida como gato-gineto, gato-toirão ou gato-bravio, uma vez que esta espécie, segundo alguns autores, terão sido utilizadas como exterminadoras de ratos nas habitações.

Este animal é carnívoro, de médio porte, de corpo alongado, de extremidades curtas e cauda longa. A sua pelagem acinzentada é caraterizada por manchas negras, alinhadas longitudinalmente relativamente ao corpo. Nas patas possui cinco dedos com garras curtas, finas e semi-retracteis, especializadas para trepar árvores. Na cauda apresenta 8 a 10 anéis negros. O comprimento corporal da cabeça ao corpo varia entre 47-60cm e o da cauda entre 40-51cm.

Classificada pelo estatuto de conservação e ameaças como mundialmente “Pouco Preocupante”, tem como principais ameaças a destruição e fragmentação de habitat, atropelamento e medidas de controle de predadores implementadas pelas Zonas de Caça.

Com um comportamento preferencialmente noturno, é considerada uma espécie cosmopolita, capaz de ocupar um vasto leque de habitats, revelando uma preferência por áreas arborizadas e de coberto vegetal denso, que fornecem simultaneamente abrigo e alimento.

Atualmente esta espécie ocorre na África sub-sahariana, na África do Norte, sudoeste da Europa e Arquipélago das Baleares (ilhas Maiorca, Cabrera e Ibiza). A sua distribuição no continente Europeu está restringida à península ibérica, Sudoeste de França e Itália. Em Portugal é um dos mamíferos carnívoros mais abundantes em território Nacional.

A conservação da Geneta em Portugal pode ser promovida implementando medidas que mitiguem os efeitos negativos causados por infraestruturas rodoviárias, como passagens para fauna. No entanto, a nível nacional não existem medidas que se destaquem, no que concerne à conservação da espécie.

Exemplar de Geneta (Genetta genetta)

Para ver mais vídeos registados pela equipa NOCTULA durante as várias monitorizações já realizadas, clique aqui.


A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:

  1. Fito e Zooplâncton
  2. Flora, Vegetação e Habitats
  3. Invertebrados
  4. Herpetofauna (anfíbios e répteis)
  5. Aves
  6. Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
  7. Mamíferos terrestres
  8. Mamíferos marinhos

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Fonte das imagens: Flickr

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts