fbpx

Apadrinhe uma planta da Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental

Quer contribuir para o projeto da Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental? Apadrinhe uma planta à sua escolha de entre as plantas-alvo do projeto.

A versão digital da publicação final do projeto “Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental”, já está disponível para consulta. Pode descarregar documento em formato PDF AQUI.

O livro contém a síntese das fichas de avaliação das 381 espécies que se encontram ameaçadas de extinção e das 19 espécies atualmente extintas em Portugal continental, e é parte integrante da coleção “Botânica em Português”  produzida por iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa no âmbito da distinção de Lisboa como Capital Verde Europeia 2020.

As fichas de avaliação completas das 630 plantas avaliadas no âmbito do projeto serão disponibilizadas faseadamente durante o primeiro semestre de 2021 e ficarão acessíveis para consulta e descarregamento no portal de dados da Lista Vermelha da Flora Vascular em lvf.flora-on.pt e no sítio do projeto em listavermelha-flora.pt.

O projeto incluiu 621 plantas-alvo (as mais raras e ameaçadas) e para as quais é necessário recolher informação sobre a sua área de distribuição atual, a dimensão das suas populações e as ameaças que sobre elas recaem, através de prospeção no terreno e/ou de pesquisa em Herbários, de forma a tornar possível a avaliação do seu risco de extinção de acordo com os critérios da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

 

Como apoiar?

O projeto “Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental” contou com o apoio de várias entidades e voluntário. Este projeto é, no entanto, apenas o começo de um trabalho a que se pretende dar continuidade.

Associativismo

Uma forma de apoiar este projeto é tornando-se sócio da Sociedade Portuguesa de Botânica. Saiba como aqui. Ao fazê-lo estará a ajudar a manter o portal de dados do projeto em lvf.flora-on.pt/ e o portal Flora-On em flora-on.pt/ no qual a informação do projeto está integrada.

Donativos

Uma modalidade de participação muito importante para o sucesso do projeto foi,  e continua a ser, o apoio financeiro através de donativos, já que nem todas as despesas inerentes à execução deste projeto foram consideradas elegíveis pelas entidades cofinanciadoras (PO SEUR e Fundo Ambiental).

Benefícios fiscais para empresas

Pelo facto de a SPBotânica estar inscrita como ONGA no Registo Nacional de Organizações não Governamentais de Ambiente e Equiparadas (RNOE) da Agência Portuguesa do Ambiente, as empresas que concederem donativos à SPBotânica ao abrigo do Mecenato Ambiental previsto no Estatuto de Benefícios Fiscais (EBF) poderão deduzir até 120% dos respetivos donativos (vide Artigo 62º do EBF – nº 2; alínea c) do nº 6; e alínea a) do nº 7).

Campanha “Apadrinhe uma Planta da Lista Vermelha”

Uma forma simples e muito importante de ajudar o projeto é apadrinhando uma planta-alvo do projeto, através de um donativo único no valor mínimo de 12€ por planta, no âmbito da Campanha ‘Apadrinhe uma Planta da Lista Vermelha.

Poderá apadrinhar uma ou mais plantas de entre as 25 espécies apresentadas aqui. Todas elas se encontram em risco de extinção em Portugal Continental por terem sido avaliadas no âmbito deste projeto numa das três categorias de ameaça da UICN: Vulnerável (VU), Em Perigo (EN) ou Criticamente Em Perigo (CR).

Ao fazê-lo, receberá um diploma de padrinho/madrinha e o seu nome aparecerá junto da sua planta na publicação final (versões digital e em papel) e no portal público do projeto, como sinal de reconhecimento pelo seu contributo.

Saiba mais AQUI

Catananche caerulea

Queres saber mais informações sobre Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental?

Leia o artigo: Primeira edição da “Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental”

Fonte: spbotanica

A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente monitorização de sistemas ecológicos.

Monitorização de Flora, Vegetação e Habitats

  • Identificação da presença de espécies RELAPE;
  • Acompanhamento da recuperação do coberto vegetal em áreas intervencionadas;
  • Levantamentos e catálogos florísticos.

 

A nossa equipa já coordenou vários trabalhos neste âmbito, nomeadamente:

 

Caso necessite de algum serviço nestas áreas, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.