Lipor organiza workshop sobre “A importância da Biodiversidade para os Solos”

Ambiente, Blog, Fauna, Flora, Monitorização de Sistemas EcológicosComentários fechados em Lipor organiza workshop sobre “A importância da Biodiversidade para os Solos”248

No dia 22 de Maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade!

Esta dia tem como objetivo alertar a população para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica.

A data foi proclamada pelas Nações Unidas a 22 de maio, porque foi nesta data (22 de maio de 1992) que se adotou o texto final da Convenção da Diversidade Biológica.

Em 2018 o dia Internacional da Biodiversidade celebrou-se em torno do tema: “Celebração dos 25 Anos de Ação pela Biodiversidade”.

O tema foi escolhido para marcar o 25º aniversário da entrada em vigor da Convenção sobre Diversidade Biológica e para destacar os progressos alcançados na realização de seus objetivos a nível nacional e mundial.

Para assinalar esta dia e no âmbito da sua Estratégia de Biodiversidade, a LIPOR realizou um workshop subordinado à temática: “A importância da Biodiversidade para os Solos”.

O workshop realizou-se no dia 22 de maio, nas instalações da LIPOR em Baguim do Monte.

O programa abordou as seguintes temáticas:

  1. Conferência “A importância da Biodiversidade para os solos” (ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas);
  2. Contributos para a Biodiversidade & Solos (permacultura e arquitetura paisagista
  3. Debate “Biodiversidade em Contexto Empresarial” (representantes da EDP, Navigator Company e Lipor)

No período da tarde houve a possibilidade de visitar a Biodiversidade da LIPOR, contemplando os vários pontos de interesse do Trilho Ecológico, nomeadamente o Laboratório Rios+.


Programa completo aqui.


Este evento integrou também a Green Week 2018, que decorreu entre o dia 21 e o dia 25 de maio.


Leitura recomendadaNovo plano de ação da UE para proteção da biodiversidade


A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:

  1. Fito e Zooplâncton
  2. Flora, Vegetação e Habitats
  3. Invertebrados
  4. Herpetofauna (anfíbios e répteis)
  5. Aves
  6. Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
  7. Mamíferos terrestres
  8. Mamíferos marinhos

Para além da monitorização de Sistemas Ecológicos, a NOCTULA – Consultores em Ambiente elabora e implementa planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora e medidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.

Alguns dos trabalhos desenvolvidos pelas NOCTULA neste âmbito:

1) Plano de Monitorização dirigido à espécie Murbeckiella sousae na área dos parques eólicos de Seixinhos e Penedo Ruivo (Serra do Marão)

2) Monitorização da Mortalidade de Aves e Quirópteros (morcegos) no parque eólico da Serra d’el Rei.

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.


Fontes: Lipor

Related Posts