fbpx

Monitorização de Aves de Rapina – Parques Eólicos na Serra do Marão

A NOCTULA – Consultores em Ambiente é responsável pelas Monitorizações de Aves de Rapina, durante a fase de exploração dos Parques Eólicos de Seixinhos, Teixeiró, Penedo Ruivo e Mafômedes, localizados na Serra do Marão.

As campanhas de monitorização de aves de rapina pretendem dar cumprimento ao Plano de Monitorização de Aves de Rapina dos respetivos Parques Eólicos. O Plano pressupõe o acompanhamento deste grupo avifaunístico no período de exploração dos Parques Eólicos.

Objetivos do Plano de Monitorização de Aves de Rapina

Dos objetivos constam o aprofundamento da informação acerca da população de aves de rapina existente da Serra do Marão e a verificação/avaliação da eficácia das medidas previstas no Plano de Gestão e Monitorização de Coelho-Bravo, que decorre simultâneo. 

A conjugação dos dois planos pretende correlacionar a evolução das populações de aves de rapina, com as evoluções que ocorrerem nas populações de Coelho-bravo.

Instalação de Parques Eólicos – Impactes nas espécies de Aves de Rapina 

A instalação de um Parque Eólico é suscetível de gerar impactes ambientais negativos que devem ser minimizados ou eliminados.

Um dos principais impactes é a mortalidade de aves e de morcegos, causada por colisão com as pás dos aerogeradores ou outras estruturas associadas. Outro possível impacte é o efeito de barreira causado pelos aerogeradores sobre as diversas espécies de aves (principalmente aves de rapina e grandes planadoras) e morcegos. Este grupo é composto por um elevado número de espécies com estatuto de conservação desfavorável, consequência da sua sensibilidade ecológica, da posição de topo que as espécies predadoras ocupam na cadeia trófica e do elevado nível de perseguição a que são sujeitas.

Espécie de Ave de Rapina – Águia-real (Aquila chrysaetos)

A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:

 

Para além da monitorização de Sistemas Ecológicos, a NOCTULA apoia na elaboração e implementação:

  1. planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora;
  2. medidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.

 

Trabalhos coordenados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente:

 

 

 

 

 

 

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.