fbpx

Monitorização do Falcão Peneireiro no Parque Eólico da Maunça

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela monitorização da espécie Peneireiro (Falco tinnunculus) durante a fase de exploração (Ano I, II, III) do parque eólico da Maunça.

As monitorizações da população de Peneireiro estão integradas num conjunto de monitorizações de avifauna (comunidade de aves em geral e comunidade de aves de rapina e outras planadoras) que dão cumprimento ao Plano de Monitorização de Avifauna, apresentado no âmbito do Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE) deste Parque Eólico.

O Parque Eólico da Maunça encontra-se em fase de exploração desde outubro de 2018 é composto por 10 aerogeradores com potência unitária de 2,05 MW.

O Peneireiro está entre os falcões mais comuns na Europa. Em Portugal distribui-se por todo o território continental.

Este falcão de tamanho médio até 38 cm de comprimento é uma das aves de rapina mais pequenas que existem. Tem atualmente um Estatuto de Conservação classificado como “Pouco Preocupante”.

A realização de monitorizações de sistemas ecológicos são essenciais pois permitem avaliar os potenciais impactes ambientais significativos decorrentes da execução dos projetos.

Imagem de destaque: Retirado da plataforma Freepik.

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços especializados de monitorização, mitigação e investigação para aves aquáticas e marinhas, aves de rapina, passeriformes em geral, aves de montanha, estepárias e noturnas.

Metodologias:

  1. Censos de aves (transectos, pontos fixos, método dos mapas, emissão de vocalizações conspecíficas (também designado por “chamamentos de aves noturnas”));
  2. Bioacústica (monitorização e avaliação do impacte do ruído e da perturbação em bioindicadores);
  3. Radio-tracking e seguimento por satélite.

Trabalhos já realizados:

 

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.