fbpx

Monitorização de Avifauna e Quirópteros – Parque Eólico de Penacova (Fase de Exploração)

NOCTULA – Consultores em Ambiente é responsável pela coordenação dos trabalhos de monitorização de Aves e Quirópteros, durante a fase de exploração do Parque Eólico de Penacova.

O Parque Eólico de Penacova (PE) é atualmente constituído por 13 aerogeradores com potência unitária de 3,6 MW, o que totaliza uma potência instalada de 47 MW.

A Linha de Ligação Elétrica (LLE) de Penacova constitui um projeto complementar ao parque eólico e diz respeito ao estabelecimento de uma Linha de Ligação Elétrica Aérea, de 60kV, que liga a respetiva subestação à subestação da Pampilhosa, num total de 10 km de extensão.

As campanhas de monitorização têm como objetivo caracterizar a comunidade avifaunística e de quirópteros na área de implementação do PE de Penacova, LLE associada e pontos controlo, durante a fase de exploração, de forma a identificar potenciais incidências da implementação das infraestruturas associadas a este projeto, nestas comunidades faunísticas.

Objetivos específicos das campanhas de monitorização:
  • Identificação da constituição das comunidades locais de aves e do modo como determinadas espécies (essencialmente aves planadoras) utilizam a área do parque eólico de Penacova e Linha de Ligação Elétrica associada;
  • Caracterização da utilização dos abrigos de quirópteros;
  • Determinação da mortalidade de aves e quirópteros resultante do funcionamento dos aerogeradores;
  • Avaliação da eficácia de medidas de minimização implementadas.

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços especializados de monitorização, mitigação e investigação para aves aquáticas e marinhas, aves de rapina, passeriformes em geral, aves de montanha, estepárias e noturnas.

Trabalhos já realizados pela equipa da NOCTULA:

 

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.