Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar da Vidigueira

Blog, Energia Solar, Energias RenováveisComentários fechados em Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar da Vidigueira157

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Pedido de Enquadramento no âmbito do Regime Jurídico de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração de um Pedido de Enquadramento em AIA, para o projeto da Central Solar Fotovoltaica da Vidigueira, localizada no distrito de Beja.

Foi apresentando à Agência Portuguesa do Ambiente um requerimento e um anexo técnico com todos os elementos identificados no Anexo I da Portaria n.º 395/2015, de 4 de novembro, em conformidade com artigo 2.º da referida portaria.

Estima-se que esta Central Fotovoltaica tenha uma potência total instalada de 3 630 kW e que seja constituída por cerca de 11 000 módulos fotovoltaicos, com potência unitária de 330 W, ligados a 4 grupos inversores de 1000 kW cada.

Os módulos serão assentes numa estrutura metálica que fará o seguimento do Sol desde o seu nascimento até ao seu ocaso. Os módulos ficarão, então, numa posição cuja inclinação e orientação variará consoante a posição relativa do Sol, isto é, de manhã estarão virados para nascente e ao final do dia para poente.

Painel Solar assente em estrutura metálica de seguimento do Sol

A implementação de uma  Central Solar Fotovoltaica resulta da possibilidade de congregar vários fatores, como:

  1. O recurso solar;
  2. Condições de escoamento da energia produzida;
  3. Viabilidade para implantação das infraestruturas associadas à tecnologia.

Tendo em consideração as necessidades específicas que a tecnologia solar a implementar exige, para além do número de horas de sol e orientação do terreno é necessária a disponibilidade de terrenos com uma morfologia e configuração adequadas ao projeto (zona plana e com largura e comprimento compatível com a instalação dos painéis fotovoltaicos).

Os requisitos de viabilidade técnica favoráveis à construção de uma Central Solar são:

  1. Dimensões necessárias à construção de uma Central Solar;
  2. Baixo nível de intervenção no terreno;
  3. Proximidade a uma linha de transporte de energia com as características técnicas necessárias. As características da intervenção adaptam-se à topografia do terreno.

Os requisitos de viabilidade económica são:

  1.  Local de fácil acesso;
  2. Acessos já existentes.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já realizou vários trabalhos no âmbito da Energia Solar Fotovoltaica, como por exemplo:

1) Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Montemor;

2) Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Selmes.

A NOCTULA também já foi responsável pela elaboração de um Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto Central Fotovoltaica, localizada em Ovar. Foi ainda responsável pela gestão ambiental e pelo acompanhamento arqueológico da obra de construção da mesma Central Fotovoltaica.

Também fomos responsáveis pelo processo de Licenciamento do Parque Fotovoltaico Picos Verdes, localizado em Vila do Bispo, no distrito de Faro – Algarve.

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts