Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Montemor

Avaliação de Impacte Ambiental, Blog, Energia Solar, Energias Renováveis, Obrigatoriedades legais, ProjetosComentários fechados em Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Montemor1488

Pedido de Enquadramento no regime jurídico de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)

 Central Solar Fotovoltaica de Montemor

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração de um Pedido de Enquadramento em AIA, para o projeto de uma Central Solar Fotovoltaica em Montemor.

Foi apresentado à Agência Portuguesa do Ambiente um requerimento e um anexo técnico com todos os elementos identificados no Anexo I da Portaria n.º 395/2015, de 4 de novembro, em conformidade com artigo 2.º da referida portaria.

O projeto da Central Solar de Montemor destina-se exclusivamente à produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável e não poluente – o Sol. Estima-se que a Central Fotovoltaica tenha uma potência total instalada de 8,6 MW e que seja constituída por cerca de 26 880 painéis, com potência unitária de 320 Wp de tecnologia de cSi.

Os 26 880 painéis constituintes do campo solar serão fixados ao solo com base numa estrutura constituída em ferro (vigas H de ancoragem ao solo).

Estima-se que esta Central Fotovoltaica gere uma produção média anual de 15 860 MWh/ano, e que o número de habitações equivalentes alimentadas seja, aproximadamente, 5.000, evitando a emissão de, aproximadamente, 5.000 toneladas de CO2 por ano.

Terreno da Central Fotovoltaica de Montemor

Uma Central Solar é um centro de produção de eletricidade que utiliza como energia primária, um recurso natural renovável, o sol. A sua implementação resulta da possibilidade de congregar vários fatores, como:

  1. O recurso solar;
  2. Condições de escoamento da energia produzida;
  3. Viabilidade para implantação das infraestruturas associadas à tecnologia.

Tendo em consideração as necessidades específicas que a tecnologia solar a implementar exige, para além do número de horas de sol e orientação do terreno é necessária a disponibilidade de terrenos com uma morfologia e configuração adequadas ao projeto (zona plana e com largura e comprimento compatível com a instalação dos painéis fotovoltaicos). Os requisitos favoráveis à construção de uma Central são:

Requisitos de viabilidade técnica

  1. Dimensões necessárias à construção de uma Central Solar;
  2. Baixo nível de intervenção no terreno;
  3. Proximidade a uma linha de transporte de energia com as características técnicas necessárias. As características da intervenção adaptam-se à topografia do terreno.

Requisitos de viabilidade económica

  1.  Local de fácil acesso;
  2. Acessos já existentes.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já realizou vários estudos no âmbito da instalação de centrais fotovoltaicas, como por exemplo:

1) Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Selmescentral fotovoltaica localizada no concelho da Vidigueira – Beja.

2) Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto Central Fotovoltaica, localizada em Ovar. Foi ainda responsável pela gestão ambiental e pelo acompanhamento arqueológico da obra de construção da mesma Central Fotovoltaica.

3) Pedido de Enquadramento no Procedimento AIA – Central Fotovoltaica de Alpalhão.

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Related Posts