Produção de hidrogénio renovável através de Energia Solar

Ambiente, Blog, Energia Solar, Energias RenováveisComentários fechados em Produção de hidrogénio renovável através de Energia Solar286

As empresas espanholas Repsol e Enagás assinaram recentemente um acordo para o desenvolvimento de uma tecnologia de produção de hidrogénio a partir de fontes renováveis.

Com este acordo, ambas as empresas impulsionam o desenvolvimento da produção de hidrogénio renovável, utilizando como fonte principal a energia solarreduzindo assim a pegada de carbono em mais de 90% em relação a outros processos convencionais para a obtenção deste gás.

Esta tecnologia é resultado do trabalho de investigação desenvolvido desde 2014 por um grupo de investigadores da Repsol, em colaboração com os especialistas do Instituto da Catalunha para a Investigação em Energia (IREC).

A colaboração com a Enagás, irá acelerar o processo de implementação cuja fase inicial foi desenvolvida no Centro Tecnológico da Repsol.

O objetivo é que, a médio prazo, esse hidrogénio renovável possa ser utilizado pelas companhias espanholas, tanto nos processos de refinaria, como para produzir combustíveis mais limpos e com menor presença de enxofre nos seus negócios químico e em processos convencionais como a hidrogenação de borracha.

Esta tecnologia irá avançar progressivamente para que ambas empresas possam incorporar este gás nos seus negócios, obtido através de um processo com baixa pegada de carbono, melhorando assim a sustentabilidade e eficiência das suas atividades.

Para a Enagás, este projeto insere-se na estratégia de desenvolvimento de energias renováveis não elétricas da empresa, como o hidrogénio e o biogás/bio metano.

Estas novas soluções energéticas poderão desempenhar um papel fundamental no processo de transição energética definido pela União Europeia.

Resumo

  1. A principal fonte de obtenção deste gás será a energia solar, reduzindo assim a pegada de carbono em mais de 90%, comparado com outros processos de produção;
  2. A iniciativa insere-se na aposta da Repsol e da Enagás pela inovação e tecnologia em todas as suas áreas de atividade e pelo seu compromisso em reduzir as emissões de CO2 e da pegada de carbono;
  3. Este projeto é uma peça fundamental na estratégia de desenvolvimento de fontes de energias renováveis não elétricas da Enagás, fundamentais no processo de transição energética.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já realizou vários trabalhos no âmbito da Energia Solar, nomeadamente:

1) Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto Central Fotovoltaica, localizada em Ovar. Foi ainda responsável pela gestão ambiental e pelo acompanhamento arqueológico da obra de construção da mesma Central Fotovoltaica.

2) Estudo de Incidências Ambientais – Central Fotovoltaica de Mogadouro;

3) Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Montemor;

4) Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Selmes;

5) Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar da Vidigueira.

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.


Fonte: Enagás, Renováveis Magazine

Related Posts