Universidade do Porto recebe Conferência internacional sobre Energia e Ambiente

Ambiente, BlogComentários fechados em Universidade do Porto recebe Conferência internacional sobre Energia e Ambiente256

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Decorreu nos dias 29 e 30 de junho, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a ICEE 2017 – 3rd International Conference on Energy and Environment.

A conferência foi organizada em conjunto pela FEP (Faculdade de Economia e Gestão da Universidade do Porto) e pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Numa altura em que as energias renováveis estão alta por todo o mundo, torna-se necessário perceber qual o contexto das energias na Europa e no mundo, bem como perceber que impactos e influências os vários complexos de energia renovável instalados pelo mundo têm no ambiente.

Portugal por exemplo, é um dos países que mais energias renováveis consome na Europa. 28% da energia consumida em Portugal é produzida através de fontes renováveis. O valor consumido por Portugal é o 8º mais elevado entre os países europeus e o 5º mais elevado entre os países que partilham o euro.

A meta de Portugal para 2020 é de 31%, sendo o 5º valor mais elevado entre os todos os países da UE. Letónia, Áustria, Finlândia e Suécia são os países que têm metas mais ambiciosas, todas a partir dos 34%

Dos estados-membros da União Europeia (UE), em 2015, 10 já ultrapassaram inclusivamente as metas fixadas para 2020, com destaque para a Suécia, cuja percentagem ascende 53,9% e a meta era de 49%.

A conferência internacional sobre Energia e Ambiente, reuniu académicos, investigadores, representantes da comunidade científica e empresarial e decisores para trocar conhecimento, debater e disseminar novas ideias sobre a transição energética do futuro, de forma a que o planeta possa ter em perspetiva um futuro sustentável e de baixo carbono.

Entre os oradores convidados estiveram:

Jorge Vasconcelos, presidente da NEWES – New Energy Solutions e da APEEN (Associação Portuguesa de Economia da Energia).

Henrik Lund, professor na Universidade de Aalborg, na Dinamarca e  editor-chefe da revista internacional Elsevier ENERGY.

Reinhard Haas, professor de Economia da Energia na Universidade Tecnológica de Viena, Áustriaa.

Lu Hens, biólogo e doutorado em Biologia foi até 2010 professor e presidente do departamento de ecologia humana, estando presente em várias palestras na Universidade Técnica de Sofia (Bulgária), na Universidade Nacional e Kapodistria de Atenas (Grécia) e na Universidade de Lisboa (Portugal). Foi ainda consultor científico sénior na Vlaamse Instelling voor Technologisch Onderzoek (VITO), que é a maior organização de pesquisa ambiental da Bélgica.


Data: Encerrado

Oradores: Clique aqui

Local: Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Mais informação: Para se manter atualizado e ter acesso a mais informação consulte o site do evento: Clique aqui.


Fonte: Industria e Ambiente

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts