fbpx

10 países com maior capacidade eólica do mundo

À medida que vários países tentam cumprir com as metas climáticas, a transição para energias renováveis é uma tendência que abrange a grande maioria dos países a nível mundial.

O Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês) divulgou em março, o Relatório Global de Energia Eólica 2021. Este relatório mostra que a indústria eólica mundial estabeleceu um novo recorde em 2020: 93 GW (Gigawatts) de novas instalações em todo o mundo, um aumento de 53% em relação ao ano anterior.

Hoje, existem 743 GW de capacidade de energia eólica em todo o mundo, ajudando a evitar mais de 1,1 bilhão de toneladas de CO2, o equivalente às emissões anuais de carbono da América do Sul.

China e os Estados Unidos são os dois maiores mercados de energia eólica do mundo. Em 2020, alcançaram um crescimento recorde em instalações eólicas, somando 75% das novas instalações.

Numa lista dominada pela Europa, são os países asiáticos que, combinados, têm a maior capacidade eólica do mundo. Conheça os 10 países com maior capacidade eólica do mundo:

1 – China

China é líder em energia eólica (221 GW), com mais de um terço da capacidade mundial. Possui o maior parque eólico onshore do mundo, com capacidade de 7.965 megawatts.

Apesar de ter a maior capacidade de energia eólica (e solar) do mundo, a china ainda produz 53% da eletricidade a carvão. No entanto, o país tem como meta a neutralidade de carbono até 2060, a energia eólica, assim como outras fontes renováveis, irão continuar a crescer à medida que as centrais de carvão forem gradualmente retiradas para cumprir as metas de descarbonização.

2 – EUA

Os Estados Unidos surge em segundo lugar nesta lista, com 96.4 GW de capacidade instalada. O país possui seis dos dez maiores parques eólicos onshore do mundo. Isso inclui o Alta Wind Energy Center na Califórnia, o segundo maior parque eólico onshore do mundo, com capacidade de 1.548 MW.

Recentemente o presidente Joe Biden anunciou uma meta de 30 GW de capacidade eólica offshore a ser instalada até 2030 e mobilizou vários departamentos governamentais para supervisionar a rápida expansão desta indústria como parte de um esforço mais amplo para descarbonizar totalmente o sistema de energia dos EUA até 2035.

3 – Alemanha

Com 59,3 GW, a Alemanha possui a maior capacidade instalada de energia eólica na Europa e a terceira a nível mundial. Os seus maiores parques eólicos offshore são os Gode Windfarms, que têm uma capacidade combinada de 582 MW.

O país pretende fornecer 65% de todo o seu consumo de eletricidade a partir de fontes renováveis até 2030 e, para cumprir essa ambição, pretendem ter 71 GW de capacidade eólica onshore até 2030, bem como 20 GW instalados no mar (offshore).

4 – Índia

A Índia tem a segunda maior capacidade eólica da Ásia, com uma total de 35 gigawatts. Além da China, a Índia é o único país asiático a figurar nesta lista. O terceiro e o quarto maiores parques eólicos terrestres do mundo estão instalados na Índia (parque eólico Muppandal de 1.500 MW em Tamil Nadu e o Parque Eólico Jaisalmer de 1.064 MW em Rajasthan).

5 – Espanha

Espanha é o segundo país europeu e o quinto a nível mundial com maior capacidade eólica, um total de 23 gigawatts que cobre 18% do seu fornecimento de eletricidade.

6 – Reino Unido

O Reino Unido tem uma capacidade total de 20,7 gigawatts. Possui seis dos 10 projetos eólicos offshore de maior capacidade do mundo. Um deles é o projeto Walney Extension, que é o maior projeto eólico offshore do mundo.

7 – França

A França tem uma capacidade instalada de 15,3 gigawatts. O país encontra-se neste momento numa transição a nível energético, substituindo a energia nuclear, que corresponde a 75% do fornecimento de energia, para fontes renováveis.

8 – Brasil

Com 14,5 gigawatts, o Brasil possui a maior capacidade eólica da América do Sul.

9 – Canadá

A capacidade de energia eólica do Canadá é de 12,8 gigawatts. O projeto Rivière-du-Moulin de 300 MW é o maior parque eólico do Canadá.

10 – Itália

No final desta lista surge a Itália, que atinge os 10 gigawatts em capacidade de energia eólica.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.