Tudo o que precisa de saber sobre Energia Eólica Onshore

Alterações climáticas, Ambiente, Blog, Eficiência Energética, Energia, Energia Eólica, Energias RenováveisComentários fechados em Tudo o que precisa de saber sobre Energia Eólica Onshore168

Um dos principais objetivos das UE consiste em aumentar as instalações eólicas em terra (onshore) nos próximos 30 anos, passando de 174 GW atuais para 750 GW em 2050. Essa meta é possível e trará muitos benefícios para a economia e para os cidadãos europeus.

Com o objetivo de evidenciar as vantagens da energia eólica onshore, a Wind Europe, associação que promove ativamente a energia eólica na Europa e no mundo, divulgou recentemente um documento infográfico atualizado, com um resumo sobre a Energia Eólica Onshore.

O que precisa de saber sobre Energia Eólica Onshore?

A maior parte da nova capacidade eólica está em terra e continuará a sê-lo pelo menos até 2030. As estimativas apontam que mesmo em 2050 a Europa terá mais capacidade eólica onshore do que offshore.

A energia eólica onshore continua a ser a forma mais barata de geração de energia na maior parte da Europa.

O recurso a energia eólica reduz as importações de combustíveis fósseis da Europa em 10 bilhões por ano.

Os parques eólicos onshore trazem benefícios significativos para as comunidades através de diversas contribuições financeiras.

Pesquisas em toda a Europa mostram que 75-80% das pessoas que vivem perto de parques eólicos apoiam o desenvolvimento deste projetos.

Os 300.000 empregos no setor da Energia Eólica na Europa são principalmente em onshore. Muitos deles estão em áreas rurais, remotas ou carentes. Cada GW de energia eólica onshore gera na Europa cerca de 5.000 empregos em áreas como: planeamento, fabricação e instalação. A operação e manutenção contínuas nos parques eólicos também gera emprego e contribuem para a estabilidade profissional.

A Energia Eólica contribui com 37 bilhões para o PIB da UE.

A Europa continua a liderar no desenvolvimento de tecnologia eólica onshore. A tecnologia neste setor está a evoluir rapidamente, permitindo e facilitando cada vez mais a integração de energias renováveis no sistema de energia. Cerca de 5% da receita da indústria eólica é investida em R&D (Research and Development).

A energia eólica onshore contribui ativamente para a melhoria da qualidade do ambiente, pois não emite gases de efeito estufa, nem poluentes atmosféricos. Os parques eólicos que são planeados e geridos de forma inteligente também têm um impacto mínimo nos habitats e espécies do espaço envolvente.

A vida útil de uma turbina eólica onshore é de cerca de 25 anos. Atualmente algumas turbinas podem chegar aos 35 anos.

Os parques eólicos podem ser sobreequipados, ou seja, os promotores podem decidir instalar novas turbinas com o objetivo de obter um aumento da potência instalada, rentabilizando as infraestruturas já existentes. Como a tecnologia tem evoluído bastante, o sobreequipamento pode triplicar a produção de um parque eólico com menos turbinas.

Entre 85-90% de uma turbina eólica pode ser reciclada. As lâminas são o componente mais difícil de reciclar devido aos materiais que contêm, mas atualmente é possível recuperar esse material por meio do co-processamento do cimento. Atualmente também estão a ser desenvolvidos métodos de reciclagem alternativa para estes componentes.


NOCTULA – Consultores em Ambiente já desenvolveu diversos trabalhos para o setor da Energia Eólica. Conheça alguns dos nossos trabalhos:

1) Estudo de Incidências Ambientais – Repowering do Parque Eólico Picos Verdes I

2) Estudo de Impacte Ambiental – repowering e sobreequipamento do Parque Eólico de Picos Verdes II

3) Processo de Sobreequipamento do Parque Eólico do Sobrado

4) Declaração de Interesse Público – Sobreequipamento do Parque Eólico de Teixeiró

5) Monitorização de Aves e Quirópteros – Sobreequipamento do Parque Eólico Pena Suar

6) Monitorização de flora e vegetação – Sobreequipamento do Parque Eólico de Serra d’El Rei

Caso necessite de algum serviço nestas áreas, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.


Fonte: Wind Europe

Imagem de destaque: Retirada da plataforma Flickr

Related Posts