A EDP Renováveis, líder mundial no setor das energias renováveis e uma das maiores produtoras mundiais de energia eólica, iniciou uma parceria com a Thermal Recycling of Composites (TRC), spin-off do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), para o desenvolvimento de um programa de reciclagem de pás de turbinas eólicas e promoção de um novo sistema tecnológico chamado – R3FIBER.
Esta iniciativa piloto irá aplicar-se às pás de turbinas eólicas que tenham de ser substituídas por avaria ou danos e, no futuro, aos parques eólicos da EDPR que atinjam o fim do seu ciclo de vida útil.
Segundo um comunicado da EDP Renováveis, “a gestão dos resíduos na indústria eólica é uma questão emergente, uma vez que ainda não foi produzido um volume significativo de material, dado o desenvolvimento recente do negócio eólico”.
Confrontada com esta realidade e apesar de se tratarem de resíduos não perigosos, a EDPR aliou-se à TRC para criar um novo sistema sustentável que permita o aproveitamento das pás das turbinas eólicas.
Turbinas Eólicas
As turbinas eólicas são produzidas com a utilização de materiais recicláveis, principalmente metais. Nesse sentido, o desafio atual centra-se nas pás, compostas por materiais complexos.
O papel das empresas que desenvolvem trabalhos na área da produção de energia eólica, como é o caso das EDPR, deverá centra-se no apoio a soluções sustentáveis que permitam enfrentar o desafio colocado pela reciclagem das pás de turbinas eólicas no fim do ciclo de vida útil.
Tecnologia R3FIBER
A tecnologia R3FIBER desenvolvida pela TRC, CSIS e pelo grupo de investigação do Centro Nacional de Investigações Matelúrgicas Espanhol, começou o seu desenvolvimento em 2008 e já cumpriu as diferentes fases do projeto: ideia, conceito, testes laboratoriais e validação em planta piloto.
Esta tecnologia baseia-se no aproveitamento integral dos materiais sem produção de resíduos, através de um processo de transformação termoquímica, que permite a transformação das resinas em gases inflamáveis e combustíveis líquidos, obtendo-se assim, fibras (de vidro ou carbono) prontas a serem reutilizadas.
Isto significa que não há nenhuma limitação quanto ao uso dos compósitos, nem quanto à gestão do material, caso as pás contenham fibras de carbono, já que esta tecnologia é aplicável tanto a componentes fabricados com fibra de vidro como com fibra de carbono.
A tecnologia R3FIBER envolve o aproveitamento total da massa, energia e reutilização dos materiais. É capaz de obter fibras de alta qualidade prontas para reutilização. É também um processo sustentável, já que garante a máxima recuperação energética.
Na reciclagem de compósitos reforçados com fibras de vidro (principalmente nos setores da energia eólica, náutica e construção), as fibras são obtidas com 0% de resinas. Em alguns casos, pode se obter um produto denominado MIXR3,uma mistura de fibras e cargas.
Aplicações desta tecnologia
- Como aditivo de reforço de cimento. Uma adição de 20% em peso ao cimento comercial, aumenta a resistência a 100% após 24h e 56% após 28 dias.
- Fabricação de materiais vitrocerâmicos. Estes materiais têm alta resistência à ação de agentes externos e atmosféricos, absorção nula de água, sendo mais duros do que uma pedra normal, mas ao mesmo tempo, mais leves.
China, Estados Unidos, Alemanha e Espanha são os país com mais capacidade eólica instalada. Muitos dos parques eólicos instalados vão chegar ao fim do seu ciclo de vida nos próximos anos. Espera-se que este projeto pioneiro possa resolver o problema do tratamento destes resíduos, reduzindo o impacto ambiental da energia eólica.
Veja também o nosso artigo sobre: “O que fazer aos aerogeradores quando a sua vida termina?“
Fontes: EDPR, El periodico de la energia, Thermal Recycling of Composites (TRC)
A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta diversos serviços para o setor das Energias Renováveis, em todas as áreas de intervenção:
- Pedido de Enquadramento no Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA);
- Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
- Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
- Estudos de Macrocondicionantes;
- Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias.
Caso necessite de algum serviço nestas áreas, não hesite em contactar-nos.