No dia 15 de outubro de 2019, realizou-se no SANA Lisboa Hotel, o XXI Simpósio Luso-Alemão de Energia, que abordou o tema: Eficiência Energética e Renováveis na Indústria.
Segundo a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA), entidade organizadora do evento, a indústria transformadora em Portugal é responsável por quase um terço do consumo total energético português.
O aumento de medidas de eficiência energética e a utilização de energias renováveis, sol, vento, água e biomassa, recursos naturais existentes em Portugal, apresentam um elevado potencial económico e ecológico. Neste sentido, o governo português aprovou um quadro de política energética para a promoção de investimentos, sendo o Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) ou a legislação sobre o Autoconsumo, os principais planos e medidas chave.
Com o novo quadro energético, as empresas portuguesas têm necessidade de investirem em soluções mais eficientes bem como em tecnologias com base nas energias renováveis para diminuir os custos resultantes e contribuir para a sustentabilidade.
Neste simpósio bilateral os participantes tiveram acesso a informações sobre as novidades em matéria de eficiência energética e energias renováveis para o setor da indústria em Portugal e na Alemanha.
Estiveram também presentes 7 empresas alemãs que apresentaram as suas tecnologias.
Empresas Alemãs presentes:
- 2G Energy AG
- Caterpillar Energy Solutions GmbH
- Centroplan GmbH
- EEPro GmbH
- GridParity AG
- Industrial Solar GmbH
- Meteocontrol GmbH
Fonte: CCILA