É clara a evidência de que a nossa sociedade está intimamente ligada e depende da biodiversidade, seja para fornecimento de alimentos, água potável, medicamentos ou proteção contra eventos extremos.
Segundo o último relatório Planeta Vivo 2020, divulgado pela World Wildlife Found (WWF), o ritmo acelerado de perda e degradação da biodiversidade estão a comprometer o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao bem-estar da humanidade.
A pandemia COVID-19 destacou ainda mais a importância da relação entre as pessoas e a natureza. A vivência da situação atual lembra-nos, que quando destruímos e degradamos a biodiversidade, aumentamos o risco de propagação de doenças da vida selvagem para as pessoas. Por isso, as respostas à pandemia fornecem uma oportunidade única para mudar os comportamentos da comunidade global. Um investimento na saúde de nosso planeta é claramente um investimento no nosso próprio futuro.
Nesse contexto e com o objetivo de debater os problemas atuais sobre a biodiversidade e definir ações futuras, realizou-se na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, a 30 de setembro, a Cimeira sobre a Biodiversidade, sob o tema “Ação Urgente sobre a Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável”.
O encontro aconteceu pouco tempo depois da 75ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU e pretende reunir líderes mundiais, governos locais, sociedade civil, incluindo organizações não governamentais, povos indígenas e comunidades locais, organizações comunitárias, organizações religiosas, universidades, fundações filantrópicas, jovens e o setor privado.
A realização desta Cimeira foi uma oportunidade única para demonstrar a ambição de acelerar a ação sobre a biodiversidade para o desenvolvimento sustentável e, assim, dar impulso ao desenvolvimento e adoção de um quadro de biodiversidade global eficaz pós-2020.
Em comunicado, a organização do evento explica que a estrutura de biodiversidade global pós-2020 pretende ser ambiciosa, não apenas nos objetivos e metas definidos, mas também em fornecer os meios, financeiros e outros, para atingir esses objetivos.
Temas debatidos
- Ação Urgente sobre a Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável
Pontos chave:
- Enfrentar a perda de biodiversidade é essencial para a erradicação da pobreza, empregos sustentáveis e desenvolvimento económico.
- O uso sustentável e a conservação da biodiversidade são fundamentais para garantir que ninguém seja deixado para trás.
- A restauração da biodiversidade e a implementação de soluções baseadas na natureza são essenciais para cumprir os ODS.
- Ação urgente sobre a biodiversidade é necessária para todos os setores.
- Abordagem da perda de biodiversidade e integração da biodiversidade para o desenvolvimento sustentável
Pontos chave:
- Causas e impactos diretos da perda de biodiversidade e degradação dos ecossistemas.
- Ações para lidar com a perda de biodiversidade e a necessidade de incorporá-las em todos os setores do desenvolvimento sustentável.
- O consumo e a produção sustentáveis.
- Incentivos positivos para garantir co-benefícios para a biodiversidade, sociedades e economias.
- Ações bem-sucedidas no local podem ser ampliadas para ajudar a lidar com a perda de biodiversidade.
- As abordagens para a conservação e uso sustentável da biodiversidade precisam de ser fortalecidas.
- Aproveitamento da ciência, tecnologia e inovação – Adesão e repartição de benefícios, financiamento e parcerias para a biodiversidade
Pontos chave:
- Maior ambição e compromisso para redirecionar os recursos existentes e fornecer recursos novos.
- Novos financiamentos e reaproveitamento do financiamento público e privado existente.
- A capacidade e a prontidão para aceder o financiamento disponível são essenciais para o uso eficaz dos recursos.
- Ciência e tecnologia, juntamente com o conhecimento indígena e local, podem apoiar transformações para a sustentabilidade.
- Os instrumentos de acesso e repartição de benefícios têm o potencial de gerar benefícios para a sociedade e a biodiversidade.
- Parcerias com várias partes interessadas e ações em todos os setores são essenciais para gerar resultados positivos na biodiversidade.
Esta iniciativa foi considerada uma oportunidade para chefes de Estado e de Governo e outros líderes elevarem a ambição para o desenvolvimento da estrutura de biodiversidade global pós-2020 a ser adotada na 15ª Conferência das Partes.
Mais informações sobre a Cimeira, clique AQUI.
Fonte: cbd