fbpx

Dia Internacional das Florestas – 21 de Março

Em 1872 face à escassez de árvores no Nebrasca (EUA), a população local decidiu dedicar um dia à plantação de árvores. A iniciativa internacionalizou-se e partir dessa altura, todos os anos, no primeiro dia de primavera, a 21 de março, começou-se a celebrar o “Dia Mundial da Árvore”.

Desde o ano de 2012 que este dia passou a ser considerado, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como o “Dia Internacional das Florestas”, como forma de alertar para importância de todos os tipos de espécies de árvores e florestas.

Dia Internacional das Florestas

A inovação e a tecnologia revolucionaram a monitorização florestal, permitindo aos países acompanhar e partilhar dados das suas florestas de forma mais eficaz.

A inovação e a tecnologia revolucionaram a monitorização florestal, permitindo aos países acompanhar e partilhar dados das suas florestas de forma mais eficaz.
 
As florestas reduziram, ou melhoram, as emissões de dióxido de carbono em 13,7 mil milhões de toneladas, através da monitorização florestal transparente e inovadora, de acordo com os dados comunicados à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.

Para as comemorações de 2024, a Organização das Nações Unidas escolheu o tema: “Florestas e Inovação: Novas soluções para um mundo melhor” alertando para a batalha contra a desflorestação, afirmando que esta requer novos avanços tecnológicos.

Com 10 milhões de hectares perdidos anualmente devido à desflorestação e, aproximadamente, mais 70 milhões de hectares são afetados por incêndios, a inovação é essencial para a criação de sistemas de alerta precoce, produção sustentável de bens e para a capacitação dos Povos Indígenas através do mapeamento dos seus territórios e do acesso ao financiamento climático.
 
O restauro dos ecossistemas, incluindo os esforços de reflorestação, contribui significativamente para a mitigação das alterações climáticas e melhorar a segurança alimentar, simultaneamente, e vai permitir ultrapassar as fronteiras do possível, potenciando novos usos sustentáveis para a madeira e outros produtos florestais.

Fontes: ICNF; United Nations

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.